sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SEGUNDO GALARDÃO JÁ FOI HASTEADO





A Escola Professor Francisco Manuel Santana Barreto – Fajã da Ovelha hasteou na manhã de hoje a sua segunda Bandeira Verde, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa Eco-Escolas. A cerimónia do hastear da Bandeira Verde, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), contou com a presença de diversas entidades regionais, designadamente o Director Regional do Ambiente, o Vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, o Presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, o Comandante da Esquadra da Calheta, entre outras personalidades que ao longo do ano prestaram colaboração à escola da Raposeira na implementação do projecto.Pela primeira vez implementado neste estabelecimento no ano lectivo 2006/2007, o programa Eco-Escolas tem vindo a granjear popularidade crescente entre a comunidade educativa e local, abrangendo alunos, docentes, funcionários, encarregados de educação e outros elementos da comunidade, o que se tem traduzido na concretização de diversos projectos com reconhecimento a nível nacional e internacional. Recorde-se que no ano lectivo a que reporta a bandeira hoje hasteada (2007/2008) a Escola Professor Francisco Barreto foi uma das vinte do país distinguidas no âmbito do concurso Rock in Rio Escola Solar – a única da Região; terceira classificada a nível europeu – entre trinta e quatro países – e primeira a nível nacional no concurso “Energia é o nosso futuro”, concurso promovido pela associação europeia de fabricantes de plástico, a PlasticsEurope; entre outras participações de reconhecido mérito.

CONSUMO DE ENERGIA ELÉCTRICA NA MADEIRA BAIXOU 2%

Campanha de substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes provocou esta descida.

Nos últimos oito meses o consumo global de energia eléctrica baixou 2% na Madeira, e prevê-se que até 2010 deva baixar mais 2%. A campanha de substituição de lâmpadas incandescentes por florescentes provocou esta descida, conforme confirmou esta manhã João Cunha Silva. No discurso de abertura do seminário 'Energias em Áreas Urbanas', João Cunha e Silva traçou um quadro positivo para o futuro do sector energético na Região.


CÂMARA DO FUNCHAL 'ATACA' ESCARAVELHO DAS PALMEIRAS

Palmeiras irreversivelmente afectadas serão abatidas

Depois do mosquito agora é a vez do escaravelho das palmeiras. O insecto foi detectado na fronteira dos concelhos do Funchal e Câmara de Lobos e está já a mobilizar meios da autarquia funchalense.
O vereador do ambiente anunciou, esta manhã, um conjunto de medidas tomadas para evitar que a praga se alastre. Henrique Costa Neves garante que as palmeiras irreversivelmente afectadas serão abatidas e incineradas. Henrique Costa Neves adverte que se trata de uma espécie agressiva e garante que se não forem tomadas as medidas adequadas o insecto poderá ameaçar parte do património florestal do concelho.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

SEGUNDA BANDEIRA SERÁ HASTEADA SEXTA-FEIRA


Como é do conhecimento geral a nossa escola foi recentemente distinguida com a sua segunda Bandeira Verde, galardão atribuído no âmbito do programa Eco-Escolas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que atesta o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino em prol da educação ambiental.
A cerimónia do hastear da Bandeira Verde decorrerá no próximo dia 31 de Outubro, Sexta-feira, pelas 10h00, no pátio Este da nossa escola e contará com a presença de várias entidades oficiais que ao longo do ano foram parceiros da escola na concretização deste projecto de educação ambiental.
Pela importância de que este galardão se reveste não só para a nossa escola mas também, cremos, para a comunidade onde estamos inseridos, vimos convidar a comunidade local a comparecer nesta cerimónia.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CONSELHO ECO-ESCOLA REÚNE


É já no último dia deste mês que o Conselho Eco-Escola da Escola EB 1, 2, 3 / PE Professor Francisco M.S. Barreto reúne, naquela que será a primeira reunião daquele órgão no corrente ano lectivo.
Da ordem de trabalhos constam, entre outros assuntos, a apreciação de uma proposta de alteração do Regimento do Conselho Eco-Escola, a análise dos resultados da Auditoria Ambiental realizada à escola e a elaboração do Plano de Acção a implementar neste ano lectivo.
Recorde-se que o Conselho Eco-Escola é o órgão dinamizador/fiscalizador do projecto Eco-Escolas, órgão ao qual compete assegurar a execução dos outros elementos do programa. Inclui representantes dos alunos, dos professores, do pessoal não docente, pais, representantes do município e de outros sectores que a escola entenda convenientes (Junta de Freguesia, Associações de Defesa do Ambiente, empresas, órgãos de comunicação social locais, etc.).
A reunião decorrerá na sala de sessões da escola com início agendado para as 18h00.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

XIV OLIMPÍADAS DO AMBIENTE - INSCRIÇÕES ABERTAS


O Instituto INTERVIR MAIS – Serviços à Comunidade da Universidade Católica Portuguesa em parceria com a Quercus e a Zoomarine, promovem a 14ª Edição das Olimpíadas do Ambiente.
A iniciativa pretende que alunos e professores do Ensino Básico e Secundário, aprofundam sobre a situação ambiental portuguesa e mundial, desenvolvam competências para investigar, resolvam problemas ambientais e adquiram comportamentos que protejam o Ambiente.
Para esta edição foram desenvolvidas novas modalidades para os alunos, tendo ainda a possibilidade de professores e escolas de participar individualmente:- Ambiente à Prova: Alunos testam os seus conhecimentos sobre Ambiente;- Ambiente e Cidadania: Professores apresentam acções (com reflexo no Ambiente) que idealizam e promovem na comunidade escolar;- Ambiente e Arte: Escolas criam, graficamente, um cartaz das XV Olimpíadas do Ambiente (2009-2010).
Inscrições – Até 19 de Dezembro de 2008
Saiba mais aqui

terça-feira, 14 de outubro de 2008

C.T.R.O. – OBRAS DE AMPLIAÇÃO JÁ COMEÇARAM

Tiveram início esta semana as obras de ampliação do Centro de Tratamento de Resíduos Orgânicos (CTRO) da nossa escola. Com já quase dois anos de vida, o CTRO surgiu na sequência de lacunas detectadas aquando da auditoria ambiental então realizada relativamente ao processamento e tratamento de lixos, designadamente os orgânicos (onde se inclui o papel). Começou por se limitar a um compostor – hoje desmantelado já que naquele espaço surgirão mais dois tanques de minhocultura – instalado no espaço adjacente aos dois tanques então inactivos.
Porque nestes cerca de dois anos foi-se tornando cada vez mais evidente que a capacidade, quer dos tanques, quer do compostor, é manifestamente insuficiente para fazer face ao tratamento de todos os lixos orgânicos da escola – estima-se que apenas 70% eram ali tratados – decidiu-se este ano proceder à construção de mais dois tanques extra, bem como à construção de um compostor maior. O objectivo é alcançar a meta do processamento de 100% dos lixos orgânicos produzidos na escola. Os trabalhos já começaram e serão todos executados por alunos, ainda que naturalmente supervisionados por professores.

As imagens documentam bem, julgamos, a azáfama reinante.



sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NÃO DÊS TAMPA. DÁ TAMPINHAS!

Não dês tampa. Dá tampinhas é como se designa a mais recente campanha iniciada pelo Clube Eco da nossa escola. Esta iniciativa tem por objectivo a recolha de tampinhas de plástico provenientes de garrafas de sumos, água, embalagens de iogurte e outras. Pretende-se com esta campanha sensibilizar para a necessidade de retirar estes resíduos da Natureza, dada a morosidade da sua degradação e elevado grau de contaminação. De igual modo, pretende-se aliar a solidariedade à vertente ambiental, já que as tampinhas recolhidas serão posteriormente entregues à Associação Tampa Amiga para reciclagem revertendo em material ortopédico (cadeiras de rodas e outro) para uma instituição a indicar.
Nestas cerca de duas semanas de aulas foram já recolhidos 15 litros – correspondentes a três garrafões de água cheios – só entre professores e funcionários o que, convenhamos, para começar não está nada mal.
Então já sabes, guarda as tuas tampinhas (de qualquer cor, forma ou tamanho) e coloca-as num dos diversos tampões disponíveis na escola.
Não dês tampa ao Ambiente e à solidariedade. Dá tampinhas!

III ENCONTRO REGIONAL DE ECO-ESCOLAS SERÁ “EM CASA”…

Terminou hoje o II Encontro Regional de Eco-Escolas da RAM, organizado este ano pelo município de Câmara de Lobos. Entre professores coordenadores do projecto e técnicos de municípios associados ao Eco-Escolas, afluíram ao centro da cidade câmara-lobense, onde decorreram os trabalhos, cerca de uma centena de participantes.
Pelo segundo ano consecutivo a nossa escola foi a única do concelho a marcar presença nestes encontros regionais de Eco-Escolas, desta feita pelos professores Élia Rodrigues e Renato Azevedo, os únicos “representantes” da Calheta nos trabalhos – não obstante o Sr. Vereador do Ambiente da C.M.C. ter estado presente na cerimónia de entrega de bandeiras.
Depois do sucesso alcançado na edição inaugural – a do ano transacto – realizada no Concelho do Porto Moniz, as expectativas relativamente a este segundo encontro eram elevadas e, ainda que num formato organizativo diferente, pode-se afirmar que o seminário deste ano em nada foi inferior ao do ano passado.Terminada a II edição é já tempo de pensar na III que, estamos em condições de adiantar, realizar-se-á no concelho… da Calheta. Resta-nos esperar que o “nosso” município esteja à altura das exigências pois julgamos imperioso que o nível qualitativo destes encontros, no mínimo, se mantenha.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO...

Tragam o bolo! Apaguem-se as velas!
Pois é, caros leitores; não parece mas é verdade. O EcoBarreto acabou de completar um ano de existência na blogosfera! O primeiro post, intitulado "Francisco Barreto já é Eco-Escola", data já de 05 de Outubro de 2007, naquele foi o pontapé de saída para a realização deste blogue.
Durante um ano informámos sobre as actividades que se realizaram na nossa escola no âmbito do programa Eco-Escolas no qual, pelo terceiro ano consecutivo, estamos inscritos. Porém, muitos outros assuntos subordinados à temática ambiental foram aqui divulgados. Esperamos ter de alguma forma contribuído para o despertar da consciencialização ambiental naqueles que nos visitaram, sensibilizando-os para a problemática da sustentabilidade do nosso planeta.
Mais de 6000 visitas foram contabilizadas neste intervalo de tempo! A todos agradecemos a preferência e deixamos a promessa de um trabalho de continuidade, se possível mais e melhor, por esta nobre causa da educação ambiental.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CHRISTIAN THE LION - FANTÁSTICO!

Christian foi um leão encontrado em 1969 por dois australianos - John Rendall e Anthony 'Ace' Bourke - que moravam em Londres. Encontraram-no à venda num departamento de animais exóticos e, comovidos com as condições de vida do animal, decidiram adquiri-lo. Rendall, Bourke e suas namoradas Jennifer Mary e Unity Jones cuidaram do leão até que o animal atingisse um ano de idade.
Com o passar do tempo o leão ficou muito grande para ser tratado num ambiente doméstico e os homens decidiram que era tempo de o devolver à vida selvagem.
Passado um ano decidiram regressar a África para o reverem.
Especialistas alertaram que poderia ser um encontro perigoso. Garantiram que o leão não os iria reconhecer, com a agravante de se encontrar num estado selvagem.
Eis o vídeo do reencontro.

(vale bem a pena ver)

A Sony Pictures pretende produzir um filme inspirado nesta história, que é uma das maiores audiências de todos os tempos no You Tube até hoje (foi visto 13.6 milhões de vezes)!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PROJECTO ESCOLA ELECTRÃO


A Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (Amb3E) com a colaboração do Ministério da Educação promove o Projecto Escola Electrão.
A iniciativa visa sensibilizar alunos e a comunidade educativa, para o correcto encaminhamento dos Resíduos de Equipamento Eléctricos e Electrónicos (REEE), através de acções de divulgação e de participação num concurso inter-escolas.
O Projecto Escola Electrão destina-se a todas as escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário e pretende premiar as escolas que depositarem a maior quantidade de equipamentos eléctricos nos Pontos Electrão fornecidos pela Amb3E.
Todas as candidaturas devem ser feitas até 17 de Outubro de 2008.

Participamos? Não participamos? As dúvidas dissipar-se-ão nos próximos dias...
Mais informações clique
aqui.