terça-feira, 9 de março de 2010

Concurso de Fotografia “O Melhor Resíduo é o Resíduo Não Produzido”

A Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclos/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto participou, através do Clube ECO, num concurso intitulado “O Melhor Resíduo é o Resíduo Não Produzido” promovido pelo ECO-ESCOLAS, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu de vinte e um a vinte e nove de Novembro.


A nossa Escola concorreu com uma fotografia alusiva à prevenção da produção de resíduos através do Centro de Tratamentos de Resíduos Orgânicos (CTRO). Neste local, as funcionárias da Escola despejam os resíduos orgânicos da cantina e papel, e através da acção de minhocas, apropriadas para o efeito, é acelerado o processo de decomposição dos resíduos, transformando-os em matéria orgânica. Esta matéria orgânica produzida é depois utilizada nos jardins da Escola e no canteiro do Clube da Alimentação em Acção.

A Escola foi premiada com um diploma e com uma pendrive.


 

terça-feira, 2 de março de 2010

Concurso de videoclips "Esmiuçar Copenhaga"

Uma verdade inconveniente!

No passado dia 9 de Fevereiro, os alunos do Clube Eco tiveram oportunidade de assistir a um documentário acerca das alterações climáticas "Uma verdade inconveniente".

Trata-se de um documentário do ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore, que há já alguns anos nos vem alertado para diversas temáticas ecológicas que afectam a nossa qualidade de vida e o equilíbrio dos ecossistemas. É um documentário um tanto ao quanto político, mas que passa muito claramente a mensagem que pretende e alerta-nos para factos alarmantes.

Recomenda-se, particularmente na presença de um Inverno tão rigoroso, como o que estamos a presenciar na nossa ilha.

Escola Electrão - os resultados



Terminado o período de participação na vertente dinâmica do projecto Escola Electrão do Grupo A, de que faz parte a nossa escola, temos já o resultado da quantidade de REEE reunidos:

 E.B. 1,2,3/PE Professor Francisco M. S. Barreto - 860 kg de REEE

É realmente um valor que fica muito aquém do recolhido no ano transacto e que não nos ajuda a ganhar este concurso.


De qualquer forma, desde já, o Clube Eco agradece o esforço e parabéns pelo resultado alcançado.


Pelo ambiente, não podemos ficar estáticos!