A Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas decorre em Copenhaga (Dinamarca) de 7 a 18 de Dezembro, tendo como principal missão chegar a um acordo sobre metas de diminuição das emissões de carbono (CO2). O novo documento deverá substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012, e será discutido por cerca de 15 mil delegados de 192 países, incluindo alguns chefes de Estado. Além das novas metas de redução das emissões, tanto para os países industrializados como para os em vias de desenvolvimento, serão necessários compromissos sobre o financiamento dos esforços de adaptação às alterações climáticas por todos, mas sobretudo nos países mais pobres. Fonte: Sic Online
Mais informações podem seguir em:
Sic Online
Publico
Blog Conferência de Copenhaga, da Quercus
Em cada um deles é possível encontrar outros links sobre esta temática.
O EcoBarreto estará atento ao desenrolar desta conferência mundial.
1 comentário:
Todos nós temos de estar atentos! É agora ou nunca... ou "emendamos a mão" enquanto ainda é teoricamente possível ou... só Deus sabe! Não vejo no entanto as coisas com boa figura até ao momento. A discussão em torno dos encargos financeiros e de quem assumirá a responsabilidade dos mesmos praticamente tem dominado a Cimeira e isso, na minha opinião, deveria ser completamente secundário face aos irrefutáveis contornos do problema que as alterações climáticas hoje assumem.
Os países signatários do (eventual) acordo deverão contribuir para o financiamento na proporção directa da respectiva quota de poluição mas, é importante não esquecer, com efeitos de retroactividade.
China e Estados Unidos são hoje os principais poluidores atmosféricos mas, manda o senso comum, a fatia do financiamento para este fundo da parte dos EUA derá de ser naturalmente maior já que estes têm o dever moral de "limpar a porcaria" que andaram a fazer há mais de um século. Foram líderes a "sujar", têm de ser líderes a "limpar"!
Enviar um comentário