terça-feira, 16 de outubro de 2007

CURIOSIDADES SOBRE A MINHOCULTURA

Os povos de civilizações antigas, como os egípcios, gregos e romanos conheciam já, valorizavam e utilizavam o trabalho das minhocas para desenvolver diversos tipos de culturas agrícolas. A importância das minhocas para a fertilização e recuperação dos solos já era reconhecida pelo filósofo Aristóteles que definia estes seres como "arados da terra", graças à sua capacidade de escavar os terrenos mais duros.
Os antigos egípcios atribuíam poderes divinos às minhocas, protegendo-as por lei. A grande fertilidade do solo do vale do Nilo deve-se não só à matéria orgânica depositada pelas enchentes do rio Nilo, como também à sua humificação pelas minhocas que ali proliferam em enormes quantidades.
Uma das principais personalidades a advogar a importância das minhocas no equilíbrio dos ecossistemas foi o conhecido naturalista britânico Charles Darwin. O autor de A origem das espécies chegou mesmo a afirmar que "a minhoca é a melhor amiga do Homem". Após quarenta anos de pesquisas, Darwin publicou o espectacular ensaio intitulado: A formação do húmus através da acção das minhocas.


Sabias que...


  • Os chineses utilizam a minhoca na alimentação humana há mais de 2000 anos e certas tribos da África equatoriana alimentam-se diariamente delas?´
  • Na cidade de Pomona, nos EUA, há concursos anuais gastronómicos com pratos feitos à base de carne de minhoca?
  • A NASA revelou recentemente pesquisa mostrando que utiliza pasta de minhocas na dieta de cosmonautas?
  • O manual de sobrevivência do exército americano recomenda que, esgotadas as fontes de recursos de alimentação usuais (cereais, animais conhecidos e frutas), deve-se cavar próximo das raízes de árvores, retirar três minhocas e ingeri-las, por serem consideradas ração suficiente para um dia na alimentação humana. Três minhoquinhas valem por um bife?
  • Pode parecer estranho mas na Europa e nos Estados Unidos, a minhoca vem sendo usada como base de alimentação para humanos? Já existem até hambúrgueres de minhocas!

9 comentários:

Eder Bruno disse...

Faço de suas palavras as minhas...e mais... a iniciativa desse blog é fantástico! Parabéns... isso me deixa super feliz!

Luma Rosa disse...

Eu sei que nem todas as minhocas são utilizadas nessa atividade, assim como das catalogadas, apenas 3 são criadas para fins comerciais. Como sei disso?? Tenho um tio que tem uma pequena minhocultura na fazenda. Beijus

Anónimo disse...

bem nos outros paises podem usar minhocas para comer mas na Ilha da Madeira nao se faz isso e ainda bem.
gosto muito da importancia das minhocas pois produzem adubo natural.

Anónimo disse...

Acho que é uma coisa muito importante termos uma escola eco!:)

Anónimo disse...

Bem gostamos muito da noticia da curiosidade sobre a minhocultura, tirando a parte que soubemos, que em alguns paises as minhocas servem para a alimentaçao do Homem.
É assim tao bom comer minhocas??? Nós nao as comia-mos por nada deste mundo.

Erdna O Herege disse...

Estudiosos afirmam que o futuro da humanidade passará pelo voltar aos hábitos alimentares primitivos: uma nutrição baseada em roedores e em invertebrados.

Era de maneira que acabavam os animal-farms...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Bem,gostei muito do blog,pois,mostra a grande importancia que um bichinho tem.E como diz aquele ditado:"tamanho não é documento"!

Cristina disse...

Todos podem ajudar a melhorar o planeta. As minhocas com certeza têm um papel muito importante. Se você mora em São Paulo, ligue no 156 da Prefeitura e peça o plantio de árvores. Você pode pedir em áreas públicas, como praças, na lateral de um muro grande, nas calçadas de grandes empresas, etc. É de graça.
Só não peça na frente da casa de uma pessoa, na frente de um pequeno comércio e na frente do porteiro de um prédio residencial. Precisamos muito das árvores. Colaborem.