terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nas sessões do Clube Eco, as docentes e os alunos construíram caixotes para colocação de papel. Os caixotes com maior dimensão foram colocados na Reprografia, na Secretaria e na Biblioteca da Escola. Os caixotes com menor dimensão foram colocados em algumas salas de aula. Neste momento, os alunos estão a terminar de construir os caixotes para colocar o plástico. Mais uma atividade para o nosso Plano de Ação.








Os alunos do Clube Artes e Ideias dinamizaram uma atividade intitulada "Pregadeiras Recicladas". Nas sessões do Clube, os alunos construíram as Pregadeiras com recurso a alguns materiais reutilizáveis.










segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Os grupos de História e Geografia dinamizaram uma atividade intitulada "Concurso da Rosa dos Ventos".
Para a construção da Rosa dos Ventos foram utilizados diversos materiais reutilizáveis. Mais uma atividade a constar do nosso Plano de Ação.








quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Os alunos e docentes do Projeto Prevenção Rodoviária, Dinis Ferreira e António Calado, realizaram um Eco-Passeio. Esta iniciativa consistiu na realização de um percurso relativamente curto por uma Vereda existente nos arredores da Escola, com o objetivo de incutir as boas práticas ambientais, nomeadamente, a de sensibilizar os alunos para a grande problemática do abandono do lixo - poluição - e suas consequências para o ambiente. Os alunos participaram com interesse na atividade. Mais uma atividade a constar do nosso Plano de Ação!








sábado, 12 de janeiro de 2013

As docentes dinamizadoras do Clube Eco procederam à realização da Auditoria Ambiental, um dos passos que tem de cumprir para ser galardoada com a Bandeira Verde no final do ano letivo. A realização da auditoria ambiental assentou em dois métodos diferentes: preenchimento de inquéritos e observação direta.
Os alunos do Clube preencheram os inquéritos referentes às temáticas dos Resíduos, Água, Biodiversidade, Ruído, Energia, Espaços Exteriores, Transportes e Política de Gestão Ambiental da Escola.
No que concerne à aplicação do Questionário aos alunos da escola, as docentes decidiram a sua aplicação a todas as turmas, através da sua realização em suporte digital - inquérito online disponível na página da Escola e na plataforma Moodle.
De modo a analisar a Auditoria Ambiental e elaborar o Plano de Ação, o Conselho Eco-Escola reunir-se-á no próximo dia 30 de janeiro.


Os alunos do Clube Eco e as docentes responsáveis continuam a desenvolver diversas atividades no Compostor da Escola. 
No 1.º Período, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a Agricultura Biológica e para colocar em prática o que aprenderam criaram uma "Pequena Horta Biológica". Para a construção da Horta, os alunos recolheram garrafões de plástico e caixas de madeira...mais tarde encheram com terra. 
O substrato orgânico produzido no Compostor foi utilizado na produção de alface, salsa, segurelha, oregãos, hortelã e espinafres.
É de salientar que em todas as sessões do Clube, os alunos tratam da Horta Biológica.















No ano letivo 2012/2013, a nossa Escola aderiu novamente ao Programa Eco-Escolas promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE). Ao longo do 1.º Período, os alunos realizaram algumas atividades inseridas na temática dos Resíduos: construção de caixas para colocação das tampinhas e rolhas recolhidas pela comunidade escolar e elaboração de caixotes para a colocação de papel nas salas de aula.
Nas sessões do Clube Eco, e após a recolha das caixas os alunos procederam à sua decoração.
É de salientar que a Escola da Fajã da Ovelha, pelo segundo ano letivo, participará no Concurso "As Rolhas que dão Folhas" promovido pelos supermercados Continente e a Quercus. As escolas com mais rolhas recolhidas serão premiadas. 
O Clube Eco volta a solicitar a toda a Comunidade Escolar a recolha das rolhas e das tampinhas de plástico e que as entreguem às docentes Joana Menezes ou Susana Sousa, ou então coloquem nas caixas que se encontram na escadaria - "Não Dê uma Tampa à Solidariedade! Ajudem-nos a Ajudar..."
Espaço de colocação das Tampinhas recolhidas.