quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ALUNOS VISITAM EMPRESA DE RECICLAGEM DE PLÁSTICOS

Realizou-se ontem, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais de 8.º ano, uma visita de estudo à empresa Brasilite, indústria transformadora de resinas plásticas sedeada no Parque Empresarial da Zona Oeste, em Câmara de Lobos. Com a realização desta actividade pretendia-se que os alunos compreendessem a importância da gestão sustentável dos recursos, designadamente no que concerne aos resíduos, já que, como alunos e professores puderam constar “in loco”, é possível fazer-se o respectivo reaproveitamento com vantagens evidentes, quer em termos ambientais, quer em termos económicos. Desta forma, não só é possível voltar a rentabilizar a matéria-prima utilizada na confecção dos diversos plásticos (fundamentalmente polietileno, um polímero que se obtém a partir do petróleo) como, também, contribuir para a redução da quantidade destes resíduos na Natureza, cuja degradação é extremamente morosa – entre 100 a 400 anos – e prejudicial aos ecossistemas.
No decurso da visita a esta empresa, a única da Região que efectivamente realiza a reciclagem de plásticos, os alunos puderam verificar as diferentes fases por que passam os resíduos desde a sua recepção até à obtenção do produto final. Deveras interessados e participativos, acreditamos que os alunos saíram mais consciencializados para a importância da separação selectiva de resíduos que, nos tempos que correm, mais do que uma obrigação é já um acto cívico individual.
A terminar, e uma vez que a Brasilite é uma das empresas coligadas ao Liberal, empresa de artes gráficas responsável pela impressão da quase totalidade das publicações de imprensa regionais, fomos ainda presenteados pelos nossos anfitriões com uma visita extra às instalações daquela gráfica, para além de um saco brinde com algumas daquelas publicações.
E porque, por razões que se prendem com a política interna da própria empresa, não é possível proceder à recolha de imagens no interior das respectivas instalações, deixamos a “foto de família” captada no final da visita.

Sem comentários: