sábado, 15 de fevereiro de 2014

“VELA POR ÓLEO” – UMA SOLUÇÃO DE AUTOSSUSTENTABILIDADE NA RECICLAGEM DE O.A.U.

O Projeto Vela por Óleo é um dos vários de participação facultativa disponibilizados pela ABAE às Eco-Escolas de todo o país. Ao aderir a este projeto, cada estabelecimento de ensino constitui-se, mediante a sua implementação, num ponto oficial de recolha de óleos alimentares usados (OAU). Os OAU, devidamente acondicionados em garrafas de plástico bem tampadas, devem ser depositados num oleão como aquele que temos na nossa escola (átrio principal do 1.º piso).
Parte do produto da recolha dos OAU pode ser reciclada pela própria escola através da produção de biodiesel, sabão ou da produção de velas aromáticas e ecológicas. Estas velas são muito especiais porque, ao contrário das velas comuns – que são feitas de parafina –, as velas ecológicas “Vela por Óleo” são constituídas de óleo 100% vegetal, apresentando emissões neutras de carbono. Deste modo, a respetiva queima não liberta quaisquer toxinas para o meio-ambiente, sendo por isso seguras para a saúde pública e para o ambiente.
O produto resultante da venda destas velas reverterá para a aquisição de material necessário às diversas atividades a desenvolver no âmbito do programa Eco-Escolas ao longo do ano letivo, constituindo mais uma via para a autossustentabilidade na implementação deste programa de educação ambiental.  

Sem comentários: