terça-feira, 20 de maio de 2014

COLABORAÇÃO ENTRE A NOSSA ESCOLA E O CENTRO DE MARICULTURA DA CALHETA DEU FRUTOS

O Centro de Maricultura da Calheta (CMC) está a desenvolver um projeto de colaboração com as escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos do concelho, no âmbito do projeto POSI, inserido no objetivo de divulgação do CMC junto das escolas, centros de formação e sociedade civil em geral.
Nesse sentido, aquela sede da Divisão de Aquacultura Marítima da Direção de Serviços das Pescas vem disponibilizando à nossa escola, ao longo do ano letivo, um conjunto de atividades tendo em vista a informação e sensibilização para a aquicultura e o potencial do seu desenvolvimento na Região. Assim, no âmbito das aulas de Ciências Naturais de 8.º ano, as diferentes turmas desenvolveram diversas atividades experimentais e demonstrações com a utilização de microalgas e Rotifera, as quais centraram-se na influência do fotoperíodo no crescimento dos organismos, bem como nas relações tróficas entre organismos numa cadeia alimentar. De referir que foram elaborados protocolos das atividades experimentais realizadas, as quais serão replicadas em anos posteriores, a começar já no próximo ano letivo com as novas turmas de 8.º ano.
A culminar esta colaboração, os nossos alunos realizaram uma visita de estudo às instalações do CMC, uma oportunidade para conhecerem melhor as atividades ali desenvolvidas, designadamente a produção de peixes juvenis e apoio técnico prestado a empreendimentos privados de piscicultura, o aperfeiçoamento de técnicas de reprodução e engorda de peixes, estudos da alimentação, nutrição, patologia, etc.
De destacar, a terminar, que o CMC assinalou hoje o Dia Europeu do Mar com um Open Day, um dia aberto daquela instituição a todos aqueles que a quiseram visitar, comemorações que se inserem nas Conferencias de Bremen de 2014. Os professores coordenadores das duas escolas do concelho que participaram neste protocolo de colaboração foram convidados a participarem nas atividades, tendo a nossa escola estado representada pelo professor Renato Azevedo.

Sem comentários: