terça-feira, 2 de setembro de 2008

ECO-ESCOLA OUTRA VEZ!

Pela segunda vez consecutiva a nossa escola foi distinguida com a bandeira verde, galardão atribuído pela ABAE que premeia os estabelecimentos de ensino que no decurso do ano lectivo desenvolveram projectos de qualidade no âmbito da educação ambiental.
Ao sucesso alcançado é indissociável o grande envolvimento da comunidade escolar no projecto Eco-Escolas, desde alunos, funcionários, professores e órgãos de gestão de um estabelecimento de ensino que tem na educação ambiental um dos pontos fortes do seu projecto educativo. Câmara Municipal da Calheta e Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha foram outros parceiros “de peso” na materialização do projecto.
A concretização de cerca de oitenta acções/actividades culminou com a atribuição do desejado galardão. Dessas, uma houve que, sem desprimor para as restantes, julgamos merecedora de especial destaque: a participação da nossa escola no Concurso Rock in Rio Escola Solar, concurso de âmbito nacional direccionado às escolas do ensino básico e secundário de todo o país. A “Construção e instalação de aquecedores solares utilizando embalagens descartáveis”, projecto com que a escola se apresentou a concurso, sagrou-se um dos vinte vencedores de entre cento e noventa e sete candidatos.
Outra acção/iniciativa merecedora de destaque foi a política de “tolerância zero” decretada aos gastos de papel. O recurso às plataformas Moodle, Gato e diversos blogues para divulgação de informação, a opção por arquivos digitais de documentação por parte dos diversos departamentos e grupos disciplinares, a utilização de fichas de trabalho em suporte digital ou de ficheiros autocorrectivos são acções reveladoras da crescente sensibilidade da comunidade educativa para esta problemática.
Independentemente dos progressos evidenciados entendemos porém que o projecto Eco-Escolas é e será sempre um projecto inacabado. Sendo um programa que se reveste de carácter eminentemente formativo, o seu desenvolvimento é gradual e continuado, numa perspectiva de contributo para a formação contínua e integral dos alunos e demais participantes no programa. Daí que, estamos cientes, este ano incumbe-nos fazer mais e melhor.
A todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção do nosso segundo galardão o nosso sincero obrigado.

4 comentários:

Anónimo disse...

What a great moment of reading blogs.

Anónimo disse...

i'm also into those things. care to give some advice?

Anónimo disse...

To the owner of this blog, how far youve come?You were a great blogger.

Fajã da Ovelha disse...

Isso é fantástico! Há que continuar.