segunda-feira, 9 de junho de 2014

ALUNOS DO NONO ANO VISITARAM ETAR DO PAÚL DO MAR

 Numa organização do grupo disciplinar de Geografia, os alunos do 9.º ano da nossa escola participaram na passada quarta-feira numa visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Paúl do Mar. Durante a visita àquelas instalações os discentes ficaram a conhecer as diferentes etapas do tratamento das águas residuais, desde o tratamento preliminar (gradagem, remoção de areias e desengorduramento) até à descarga das águas, já devidamente tratadas, no oceano. Algumas etapas do tratamento das águas residuais provocam a libertação de compostos responsáveis por maus odores, pelo que é necessário eliminar estes compostos do ar, o que é efetuado na etapa de desodorização, com extração do ar contaminado. Deste modo, os alunos foram esclarecidos que qualquer ETAR que se encontre na plenitude do seu funcionamento não liberta maus odores, situação que poderia constituir perigo para a saúde pública.
Depois de retirados os sólidos, areias e gorduras, as águas residuais são encaminhadas para tratamento secundário, constituído por processos biológicos e físico-químicos. O processo físico-químico ocorre nos decantadores secundários, verificando-se a deposição de lamas no fundo do decantador, as quais são periodicamente removidas para a linha de tratamento de lamas. As lamas que foram retiradas do processo de tratamento de águas são agora sujeitas a um tratamento e, depois, armazenadas em silos para posterior encaminhamento, tal qual as areias e gorduras removidas das águas residuais, para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra.
Parte da água clarificada, já tratada, é lançada no meio recetor. A outra parte segue para a etapa de tratamento terciário, com vista a ser reutilizada na ETAR. No final, a água tratada é devolvida à natureza, através de emissários submarinos, sem por em risco o equilíbrio ecológico.

Sem comentários: