segunda-feira, 7 de maio de 2012


    A Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclos/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto aderiu, pela terceira vez consecutiva através do Clube ECO, ao Projeto Escola Electrão. Este Projeto promovido pela Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar a comunidade escolar para o correto encaminhamento dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
    Os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos são equipamentos cujo funcionamento depende de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos, tais como, os eletrodomésticos, os equipamentos de tecnologias da informação e de telecomunicações (por exemplo: computadores, pen drives e telefones), os equipamentos de iluminação (por exemplo: candeeiros e gambiarras), as ferramentas elétricas e eletrónicas, os brinquedos com componentes elétricas, os sistemas de equipamentos, os instrumentos de monitorização e controlo (por exemplo: balanças e medidores de tensão arterial), as lâmpadas fluorescentes, entre outros.
    Muitos desses resíduos contêm substâncias perigosas para o meio ambiente e para a nossa saúde, tais como: o arsénio, o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Por tal motivo, é necessário que quando estes equipamentos se encontrem inutilizados sejam encaminhados para os devidos locais.
    Os alunos e os professores responsáveis pelo Clube ECO dinamizaram esta iniciativa com a afixação de cartazes na escola, a fim de divulgar o Projeto no seio da comunidade escolar. Para dar início à campanha de recolha, foram também colocados os materiais de contentorização no espaço exterior e interior à escola. O período de recolha terá início a três de março e terminará a vinte e três do referido mês.
    Desta forma, a nossa Escola fica habilitada a conquistar prémios em função do peso dos equipamentos reunidos.
     O tratamento adequado dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos é urgente e fundamental para o Futuro do nosso Planeta, para tal exige-se cada vez mais da sociedade novas atitudes perante este tipo específico de resíduos...
      Fique atento a este tipo de iniciativas e participe. Ajude-nos a ajudar...

Sem comentários: