segunda-feira, 7 de maio de 2012


A nossa Escola através do Programa Eco-Escolas promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) realizou a Auditoria Ambiental, um dos passos que tem de cumprir para ser galardoada com Bandeira Verde no final do ano letivo.
            A Auditoria Ambiental realizada na nossa Escola assentou em dois métodos diferentes: realização de inquéritos e observação direta. No que concerne à aplicação dos inquéritos, os docentes dinamizadores decidiram a sua aplicação apenas a uma amostra representativa do universo escolar, sendo selecionadas as turmas B de cada nível de ensino do segundo e terceiro ciclos (aproximadamente oitenta alunos), através da sua realização em suporte digital – inquérito online disponível na plataforma Moodle.
No que se refere à aplicação dos inquéritos aos docentes, a sua realização foi conseguida através de um inquérito online envolvendo deste modo, a maioria destes elementos da comunidade educativa. Os inquéritos aplicados englobavam temáticas relacionadas com os resíduos, água, energia, transportes, ruído, espaços exteriores e biodiversidade; e pretendiam aferir comportamentos do ponto de vista ambiental e hábitos correntes.
            A elaboração do Plano de Ação, outro passo a considerar, procurará compilar a maioria das atividades propostas pelos docentes das Áreas Curriculares Disciplinares e das Atividades de Complemento e Estudo, bem como dos diversos Clubes e Projetos da Escola.
            Os alunos do Clube e os docentes responsáveis continuam a desenvolver diversas atividades no Compostor da Escola. O substrato orgânico produzido foi utilizado, entre outros fins, para produzir alface, couve-coração e salsa.



Sem comentários: