quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ACÇÃO DE ARBORIZAÇÃO LEVOU MAIS DE UMA CENTENA AO PAÚL DA SERRA



Cerca de uma centena de alunos e uma dezena de professores da Escola Professor Francisco M.S. Barreto participaram ontem numa acção de arborização das serras da Madeira promovida pelo Grupo Disciplinar de Ciências em parceria com a Direcção Regional de Florestas (DRF). Esta escola, recentemente galardoada com a Bandeira Verde, não quis deixar de se associar ao importante trabalho de recuperação e ordenamento florestal das nossas serras, reconhecendo também desta forma o verdadeiro serviço público que vem sendo desenvolvido pela DRF neste particular. Recorde-se que a floresta Laurissilva, cuja principal área de implantação está confinada às serras da Madeira, foi em 1999 reconhecida pela UNESCO património natural da humanidade.
O planalto do Paúl da Serra, mais precisamente a zona de lazer dos Estanquinhos, foi o local escolhido para a concretização desta acção que consistiu da plantação de mais de cinquenta árvores de espécies indígenas da Região (loureiros, tis, vinháticos, uveiras, urzes, etc.) associadas às explicações dos técnicos da DRF acerca de todo o processo de plantação bem como da origem da vegetação local. E porque a satisfação dos alunos foi bem patente no decurso desta actividade consta que mais uma acção do género está já na forja para o próximo período, desta feita destinada a alunos de 2.º Ciclo.
Convém esclarecer porém que a realização destas acções de arborização não se limita à plantação das árvores por si só já que a monitorização do desenvolvimento das plantas é outro dos aspectos a ter em conta neste tipo de iniciativa. Deste modo, o regresso aos Estanquinhos está já previsto lá para Março do próximo ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

vale mais uma aula destas na serra do que 100 numa sala. Perguntem daqui a uns anos quem se lembra de ter ido plantar árvores para o Paúl e depois comparem com os que se lembram do nome da professor.