domingo, 16 de novembro de 2008

CONCURSO «SOS FREIRA DO BUGIO»

Numa iniciativa do Parque Natural da Madeira, inserida no projecto de conservação «SOS Freira do Bugio», decorre até ao final do corrente mês um concurso com o mesmo nome destinado a crianças dos seis aos catorze anos de idade. Os interessados em participar devem fazê-lo individualmente enviando uma história sobre a Freira do Bugio para o Departamento de Marketing do MadeiraShopping – outros dos patrocinadores da iniciativa – até ao dia 30 de Novembro. As histórias poderão ser desenhadas ou escritas, desde que originais.
Com uma população actual estimada em apenas cerca de duzentos casais, a Freira do Bugio (Pterodroma feae) é uma ave marinha pelágica – vive grande parte do seu tempo em oceano aberto – endémica da Madeira, mais precisamente de uma das três ilhas Desertas, o Bugio. Esta ave, que vem a terra apenas para nidificar, enfrenta actualmente diversas ameaças e factores limitantes ao seu desenvolvimento, designadamente a degradação do seu habitat de nidificação causada pela acção de herbívoros introduzidos naquelas ilhas, como os coelhos e as cabras das Desertas e, também, à competição pelos locais de nidificação com outras aves locais como por exemplo as cagarras. O insuficiente conhecimento acerca da ecologia desta espécie, nomeadamente sobre os seus locais de alimentação e migração, constitui de igual modo obstáculo relevante à respectiva conservação.
Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por um representante do Parque natural da Madeira, um representante do Diário de Notícias e um representante do MadeiraShopping. Os critérios de avaliação recairão sobre a pesquisa, relevância e coerência com a Freira do Bugio, a criatividade e a apresentação do trabalho. Os trabalhos serão avaliados por escalão etário havendo três premiados por cada escalão.
E, ao que parece, temos já alunos da nossa escola empenhados em mais esta interessante iniciativa que tem o mérito de congregar a vertente de sensibilização ecológica à expressão escrita e visual. Os resultados serão divulgados a dez de Dezembro deste ano.

Sem comentários: