segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CHEGOU O CONCURSO "SUPER-ECO-RECOLETOR"!

Está oficialmente aberta a “época de caça” às pilhas, baterias de TM, tinteiros e radiografias!
Chegou o concurso Super-Eco-Recoletor, uma campanha de recolha de resíduos na qual estes valem pontos que depois, no final do ano letivo, reverterão em prémios para os três alunos melhor classificados.
Este concurso, no qual apenas poderão participar (e a título individual) alunos da nossa escola, tem dois objetivos fundamentais: primeiro, promover e sensibilizar para a recolha seletiva destes resíduos, por forma a que os mesmos possam ser alvo de valorização posterior (reciclagem). Desta forma, estaremos a contribuir para a redução da poluição provocada pela acumulação daqueles resíduos nos ecossistemas alguns dos quais, como é o caso das pilhas, integram na sua constituição elementos extremamente tóxicos para o meio-ambiente, designadamente metais pesados como o cádmio, o chumbo ou o mercúrio que, via cadeia alimentar, podem facilmente chegar ao nosso organismo. Convém lembrar que uma única pilha deixada no solo contamina-o durante mais de cinquenta anos.
Outro dos objetivos, aliado à já referida vertente da educação ambiental, é a solidariedade para com os mais desfavorecidos, já que todos os tinteiros recolhidos serão entregues à Fundação do Gil, no âmbito de uma campanha de recolha promovida por aquela instituição, tendo em vista a angariação de fundos para o desenvolvimento e alargamento dos seus projetos e atividades, ajudando mais crianças e jovens. Relativamente às radiografias, o objetivo é também proceder à sua entrega para reciclagem à AMI, designadamente no âmbito de uma campanha de reciclagem de radiografias que está ser promovida por aquela instituição de ação humanitária (poderá encontrar mais informações sobre a referida campanha aqui). A venda da prata extraída permitirá à AMI gerar financiamento para fazer face ao constante aumento dos pedidos de apoio social. Já as pilhas serão entregues à Ecopilhas, no âmbito de uma iniciativa que está a ser promovida por aquela entidade e à qual a nossa escola aderiu este ano letivo, sob a designação Pilhão vai à Escola. Deste modo, os estabelecimentos de ensino que recolham e depositem no pilhão este tipo de resíduos receberão em troca material para atividades escolares. Cada pilhão cheio vale 10 pontos, pontos que depois poderão ser trocados por prémios do catálogo Pilhão vai à Escola, desde que a escola possua um mínimo de 50 pontos.
Para participares no concurso Super-Eco-Recoletor, basta entregares os teus tinteiros, pilhas, baterias de TM, e radiografias ao professor Renato Azevedo, coordenador do programa Eco-Escolas, ou ao teu professor de Ciências Naturais, em saco devidamente identificado com o teu nome e turma. Os números da tua entrega serão registados pelo coordenador Eco-Escolas, sendo que por cada radiografia e tinteiro entregue ser-te-ão averbados 5 pontos e que por cada pilha ou bateria de telemóvel receberás 2 pontos. A tabela de Super-Eco-Recoletores será atualizada quinzenalmente e divulgada no placard Eco-Escolas, bem como, naturalmente, neste blogue. No final do ano letivo (junho) serão atribuídos ALICIANTES prémios, ainda a definir, aos três alunos melhor classificados. Ajuda o Ambiente e ainda ganhas prémios fantásticos! Participa!


Sem comentários: