quinta-feira, 17 de outubro de 2013

EVOCAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE ERRADICAÇÃO DA POBREZA: CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE ALIMENTOS, ROUPAS USADAS E BRINQUEDOS EM FAVOR DA C.A.S.A.

Porque hoje ser escola é muito mais do que formar crianças e jovens nas diversas áreas disciplinares, a nossa escola está desde hoje a desenvolver uma campanha que assinala o “Dia Mundial contra a Pobreza e a Exclusão Social”, tendo por por finalidade ajudar as muitas famílias da nossa sociedade que atualmente atravessam situação de pobreza, através da doação de
alimentos não perecíveis, roupas usadas e brinquedos.
Esta iniciativa, que resulta de uma articulação entre a coordenação do projeto de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos e da coordenação do programa Eco-Escolas,
surgiu na sequência das crescentes dificuldades
económicas, constatadas no terreno pelos próprios docentes dinamizadores da atividade, que muitas famílias hoje atravessam – talvez nunca como antes – na comunidade regional. Numa altura em que a pobreza entra, sem bater à porta, na casa de um número cada vez maior de pessoas, acreditamos e confiamos que nenhum elemento da comunidade escolar da nossa escola permanecerá indiferente a esta campanha.
Nesse sentido, porque entendemos que Ambiente e Solidariedade são dois dos principais vetores do desenvolvimento, apelamos àqueles que mais têm – ou àqueles que ainda têm – para que partilhem um pouco com os mais necessitados, lembrando a regra dos três “erres”: Reduzir, Reciclar e Reutilizar (ou Reaproveitar). Cada um destes “R” pode fazer a diferença na nossa vida e particularmente na de quem mais precisa. Se cada um de nós reduzir no consumo de bens supérfluos do nosso dia-a-dia, certamente teremos um pouco para partilhar com quem mais precisa; se cada um de nós for mais consciente antes de descartar para o lixo determinados artigos, poderemos proporcionar a alguém a oportunidade de reutilizar / reaproveitar esses bens de que já não necessitamos (nomeadamente roupas ou brinquedos) e de que alguns estão tão necessitados.
Vamos ajudar os mais desfavorecidos. Mas, atenção, contribui com brinquedos ou roupas de que já não precises mas que se encontrem em bom estado! Não dês aos outros aquilo que, pelo seu estado de conservação, não gostarias que dessem a ti! 

 

 

Sem comentários: