sábado, 12 de janeiro de 2013


Os alunos do Clube Eco e as docentes responsáveis continuam a desenvolver diversas atividades no Compostor da Escola. 
No 1.º Período, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a Agricultura Biológica e para colocar em prática o que aprenderam criaram uma "Pequena Horta Biológica". Para a construção da Horta, os alunos recolheram garrafões de plástico e caixas de madeira...mais tarde encheram com terra. 
O substrato orgânico produzido no Compostor foi utilizado na produção de alface, salsa, segurelha, oregãos, hortelã e espinafres.
É de salientar que em todas as sessões do Clube, os alunos tratam da Horta Biológica.















No ano letivo 2012/2013, a nossa Escola aderiu novamente ao Programa Eco-Escolas promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE). Ao longo do 1.º Período, os alunos realizaram algumas atividades inseridas na temática dos Resíduos: construção de caixas para colocação das tampinhas e rolhas recolhidas pela comunidade escolar e elaboração de caixotes para a colocação de papel nas salas de aula.
Nas sessões do Clube Eco, e após a recolha das caixas os alunos procederam à sua decoração.
É de salientar que a Escola da Fajã da Ovelha, pelo segundo ano letivo, participará no Concurso "As Rolhas que dão Folhas" promovido pelos supermercados Continente e a Quercus. As escolas com mais rolhas recolhidas serão premiadas. 
O Clube Eco volta a solicitar a toda a Comunidade Escolar a recolha das rolhas e das tampinhas de plástico e que as entreguem às docentes Joana Menezes ou Susana Sousa, ou então coloquem nas caixas que se encontram na escadaria - "Não Dê uma Tampa à Solidariedade! Ajudem-nos a Ajudar..."
Espaço de colocação das Tampinhas recolhidas. 

















segunda-feira, 7 de maio de 2012


    A Escola Básica do 1º, 2º e 3º Ciclos/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto aderiu, pela terceira vez consecutiva através do Clube ECO, ao Projeto Escola Electrão. Este Projeto promovido pela Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar a comunidade escolar para o correto encaminhamento dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
    Os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos são equipamentos cujo funcionamento depende de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos, tais como, os eletrodomésticos, os equipamentos de tecnologias da informação e de telecomunicações (por exemplo: computadores, pen drives e telefones), os equipamentos de iluminação (por exemplo: candeeiros e gambiarras), as ferramentas elétricas e eletrónicas, os brinquedos com componentes elétricas, os sistemas de equipamentos, os instrumentos de monitorização e controlo (por exemplo: balanças e medidores de tensão arterial), as lâmpadas fluorescentes, entre outros.
    Muitos desses resíduos contêm substâncias perigosas para o meio ambiente e para a nossa saúde, tais como: o arsénio, o chumbo, o cádmio e o mercúrio. Por tal motivo, é necessário que quando estes equipamentos se encontrem inutilizados sejam encaminhados para os devidos locais.
    Os alunos e os professores responsáveis pelo Clube ECO dinamizaram esta iniciativa com a afixação de cartazes na escola, a fim de divulgar o Projeto no seio da comunidade escolar. Para dar início à campanha de recolha, foram também colocados os materiais de contentorização no espaço exterior e interior à escola. O período de recolha terá início a três de março e terminará a vinte e três do referido mês.
    Desta forma, a nossa Escola fica habilitada a conquistar prémios em função do peso dos equipamentos reunidos.
     O tratamento adequado dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos é urgente e fundamental para o Futuro do nosso Planeta, para tal exige-se cada vez mais da sociedade novas atitudes perante este tipo específico de resíduos...
      Fique atento a este tipo de iniciativas e participe. Ajude-nos a ajudar...


A nossa Escola aderiu novamente ao Programa Eco Escolas promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE). Os alunos do Clube e os docentes responsáveis têm desenvolvido diversas atividades no Compostor da Escola. Neste espaço, as funcionárias da Escola despejam os resíduos orgânicos da cantina e papel, e através da ação de minhocas, apropriadas para o efeito, é acelerado o processo de decomposição dos resíduos, transformando-os em matéria orgânica para outros fins. Esta matéria orgânica produzida é depois utilizada nos jardins da Escola.
Nas sessões do Clube os alunos procederam à separação de resíduos já decompostos e os que ainda não se encontravam em decomposição. Neste ano, o substrato orgânico será utilizado para produzir alfaces e ervas aromáticas.
            As tampinhas recolhidas ao longo do ano letivo transato foram entregues para uma campanha solidária de modo a adquirir uma cadeira de rodas para uma aluna com necessidades educativas especiais.
Os discentes do Clube participarão no Concurso “As Rolhas que dão Folhas” promovido pelos supermercados Continente e Quercus. As escolas com mais rolhas recolhidas serão premiadas.
            A Escola encontra-se inscrita no concurso “Gincana Rock in Rio” e participará nas diferentes atividades promovidas. Para além das questões colocadas aos alunos na Internet, estes terão de recolher donativos através da venda de pulseiras. 

A nossa Escola através do Programa Eco-Escolas promovido pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) realizou a Auditoria Ambiental, um dos passos que tem de cumprir para ser galardoada com Bandeira Verde no final do ano letivo.
            A Auditoria Ambiental realizada na nossa Escola assentou em dois métodos diferentes: realização de inquéritos e observação direta. No que concerne à aplicação dos inquéritos, os docentes dinamizadores decidiram a sua aplicação apenas a uma amostra representativa do universo escolar, sendo selecionadas as turmas B de cada nível de ensino do segundo e terceiro ciclos (aproximadamente oitenta alunos), através da sua realização em suporte digital – inquérito online disponível na plataforma Moodle.
No que se refere à aplicação dos inquéritos aos docentes, a sua realização foi conseguida através de um inquérito online envolvendo deste modo, a maioria destes elementos da comunidade educativa. Os inquéritos aplicados englobavam temáticas relacionadas com os resíduos, água, energia, transportes, ruído, espaços exteriores e biodiversidade; e pretendiam aferir comportamentos do ponto de vista ambiental e hábitos correntes.
            A elaboração do Plano de Ação, outro passo a considerar, procurará compilar a maioria das atividades propostas pelos docentes das Áreas Curriculares Disciplinares e das Atividades de Complemento e Estudo, bem como dos diversos Clubes e Projetos da Escola.
            Os alunos do Clube e os docentes responsáveis continuam a desenvolver diversas atividades no Compostor da Escola. O substrato orgânico produzido foi utilizado, entre outros fins, para produzir alface, couve-coração e salsa.



terça-feira, 19 de julho de 2011

Algumas das actividades 2010-11


I gotta a feeling...that Clube Eco is a good thing!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Poster Eco-Código

O Eco-código da nossa escola, para 2010-2011, foi elaborado no primeiro período, pelos alunos do 7ºA, em Formação Cívica.


§  A água não é para desperdiçar, se houver fuga vamos reclamar.
§ Se em chão limpo queres andar, o lixo nos contentores deves deitar.
§ A floresta temos de limpar para que os incêndios possam parar.
§ Quando vamos embora as luzes devemos apagar para a energia poupar.
§    Vou de boleia para a escola, esta é uma óptima ideia!
§ Não queres ter a Terra "moca"? Por Favor, não grites ou não abras a boca!
§ A todos vou acarinhar para a biodiversidade cuidar.
§ Minhocas a comer menos tempo demora a compostagem a fazer.
§ O som das ondas do mar vamos saborear para podermos relaxar!

Já no terceiro período, com a colaboração da docente de Educação Visual, Lurdes Ferro, os alunos do 9º ano, em grupo, elaboraram cartazes, alguns alusivos ao tema do ano, Mar, e outros, a minoria, alusivos ao ambiente, de forma geral. No entanto, infelizmente, estes cartazes não contemplavam as regras definidas pelo concurso do "Poster Eco-Código".

O aluno David Gonçalves, do 7ºA, frequentador assíduo do Clube Eco, elaborou um projecto para este concurso, que acabou por ser o seleccionado para o concurso nacional.