quarta-feira, 10 de outubro de 2007

JARDIM ATLÂNTICO MAIS UMA VEZ PIONEIRO

O Hotel Jardim Atlântico, nos Prazeres, recebeu ontem o primeiro Certificado do Sistema LiderA - Avaliação da Sustentabilidade, um sistema voluntário para certificação ambiental por marca da sustentabilidade da construção em Portugal, que é liderado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.
A cerimónia foi presidida pela secretária regional do Turismo e Transportes e teve lugar no hotel, perante outros convidados e o pessoal da unidade hoteleira que detém o melhor currículo ambiental da Madeira, distinguido por diversas entidades internacionais pelas suas boas práticas.Conceição Estudante distinguiu precisamente essa postura da unidade, que desde a sua abertura lhe conferem prestígio e diferença, constituindo um alerta e um exemplo para toda a restante hotelaria regional.
A governante fez questão de destacar que o Hotel Jardim Atlântico é um bom exemplo para todos, nomeadamente numa ocasião em que a Região Autónoma se promove como destino turístico subordinada a conceitos que implicam a conservação da Natureza e a preservação do Ambiente. "Temos de ter capacidade para colocar a Madeira nesse ambiente natural, promovendo e assegurando a sua manutenção", tal como têm feito os responsáveis, os trabalhadores e os hóspedes daquele hotel.
O Sistema LiderA - Avaliação de Sustentabilidade da Construção surgiu em 2000, no âmbito de uma investigação do professor Manuel Duarte Pinheiro, do Instituto Superior Técnico, e tem em vista elaborar um sistema que apoie, avalie e contribua para a gestão ambiental e sustentabilidade da construção, em especial do edificado.Durante a cerimónia usaram ainda da palavra Mónica Heras, administradora, e Celina Neves, directora do hotel, que destacou o facto da certificação estar integrada na Semana da Flor Europeia 2007 que decorrerá em toda a Europa de 8 a 14 de Outubro, além de marcar o início da Semana do Rótulo Ecológico Europeu que o hotel assinala na mesma data.Com esta certificação, o Hotel Jardim Atlântico é mais uma vez pioneiro na Península Ibérica, pois trata-se da primeira unidade edificada em Portugal e Espanha que recebe o diploma. O sistema, embora numa fase piloto, é apontado como um regulador importante para definir no futuro a sustentabilidade dos edifícios.


6 comentários:

Anónimo disse...

Olá. . .gostei muito da sua atitude e iniciativa Parabéns mesmo de coração!
Gostei tanto que me dei a liberdade de fazer um post sobre seu blog e sua Eco Escola para outros da blogsfera tomarem conhecimento de uma atitude tão especial.
E já coloquei um link em meu blog também para vir visitar muuuitas vezes parabéns mais uma vez!
Bjus e uma ótima semana*

Luma Rosa disse...

Interessantíssimo projeto! Precisamos preparar nossas crianças para o futuro! Beijus

Anónimo disse...

Eu acho que devemos preservar o Ambiente. Julgo que merecemos a bandeira verde pois eu trabalhei bastante para isso...

Anónimo disse...

Bem nos achamos que devemos mesmo preservar o Ambiete. Mas julgamos que nao foi por causa do Xavir que merece-mos a bandeira verde, mas sim pelo o esforço de todos.

Anónimo disse...

Adorei este último comentário!
LOL! Toma Falante que é p'ra aprenderes!

Anónimo disse...

(esta foto foi tirada à seculos) mas o texto fala por si muito bem precisamos de mais hoteis na regiao como este