domingo, 28 de outubro de 2007

ADEUS PORTO MONIZ, OLÁ CÂMARA DE LOBOS

Terminou hoje o I Encontro Regional de Eco-Escolas da RAM que decorreu durante este fim-de-semana – com abertura na sexta-feira – na pitoresca vila de Porto Moniz. Um evento cuja realização já se impunha, dado o crescente número de escolas madeirenses galardoadas com a bandeira verde. Este ano foram trinta e seis e, a julgar pelos indicadores apresentados no encontro, brevemente aquele número atingirá a meia centena.
Este seminário tinha (teve) por principal objectivo reunir os docentes coordenadores do programa Eco-Escolas dos diversos estabelecimentos da Região galardoados pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa – com a bandeira verde, e outros, bem como os técnicos dos municípios envolvidos, por forma a incentivar a partilha de ideias e a troca de experiências, no âmbito do programa.
Iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Porto Moniz, Centro de Ciência Viva e da Direcção Regional do Ambiente, este evento revelou-se verdadeiramente frutuoso para todos quantos tiveram oportunidade de nele marcar presença, não só pela qualidade e diversidade das intervenções apresentadas, como também pelos diferentes ateliers de carácter prático dinamizados por algumas das escolas participantes. As visitas guiadas, quer ao Centro de Ciência Viva, quer ao Aquário da Madeira, foram condimentos que acrescentaram qualidade extra a este encontro.
A Escola Professor Francisco M.S. Barreto foi, como não poderia deixar de ser, uma das que marcou presença neste encontro. Renato Azevedo, docente coordenador do programa na nossa escola, foi um dos oradores convidados apresentando uma comunicação subordinada ao tema “A minhocultura no tratamento de resíduos orgânicos”. Aquele docente aproveitou ainda a oportunidade para dar a conhecer neste seminário regional Eco-Escolas o filme “Ouro Sub Azul”, vencedor do concurso Latitude 60 na categoria audiovisual.
Esgotada a edição inaugural, há agora que pensar a do próximo ano que, é já oficial, realizar-se-á na cidade de Câmara de Lobos – o segundo município do país no ranking de escolas galardoadas – conforme confirmado naquele encontro pelo Dr. Leonel Silva, vereador do Ambiente na autarquia câmara-lobense.

A terminar, não podemos deixar de congratular aqueles que se arrojaram na concretização do I Encontro Regional de Escolas da RAM – o pontapé de saída que faltava – com especial destaque para a Câmara Municipal do Porto Moniz, lançando assim a semente que, estamos certos, tem muito solo fértil para vingar.

2 comentários:

Eco-Escolas disse...

Congratulamo-nos com o I Encontro eco-escolas e com o bom feed-back sentido.
Vamos lá então para o segundo.
Marquem já a data para desta vez não faltar.
Margarida Gomes

Anónimo disse...

Olá,
É realmente super importante nossa participação não só na preservação como na educação ambiental.
Quero participar muito no futuro de causas assim.
Pode contar comigo!
Bjus e uma ótima semana e feriado!
E obrigada pelo comentário e pela visita é muito importante pra mim.
bjus*