sexta-feira, 9 de novembro de 2007

ALUNOS DE OITAVO ANO VISITAM A ETZO

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos de 8.º ano da nossa escola realizaram esta quarta-feira uma visita de estudo à Estação de Transferência da Zona Oeste (ETZO), sita ao sítio da Meia Légua, na Ribeira Brava.
A laborar desde Fevereiro deste ano, esta estação de transferência de resíduos serve os concelhos da Calheta, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava e São Vicente, beneficiando os sistemas de recolha dos resíduos urbanos (RU) daqueles municípios. Com a implementação da ETZO deixa de existir o transporte directo dos RU recolhidos pelas câmaras municipais para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra (ETRS), passando o mesmo a ser efectuado por viaturas próprias da ETZO, uma solução que visa optimizar a eficácia dos sistemas de recolha e, pelo menos teoricamente, a redução dos custos operacionais associados.
Nesta acção os alunos tiveram oportunidade de conhecer as instalações daquela estação de transferência, numa visita guiada que lhes permitiu conhecerem, genericamente, o processo de gestão de resíduos e as diferentes fases associadas, desde as operações de recolha ao transporte, armazenagem, tratamento, valorização e eliminação dos resíduos.
De caneta em riste, bloco de apontamentos na mão e, em alguns casos, máquina fotográfica debaixo do braço, os jovens estudantes revelaram-se bastante interessados às indicações que lhes iam sendo fornecidas pela guia de serviço (ou o docente da disciplina não lhes tivesse pedido a apresentação de um relatório da visita) com a boa disposição a ser uma constante ao longo de todo o itinerário, como bem atestam as imagens.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes também pensam que se "safam"... O relatório desta visita de estudo deve ser-me entregue até ao dia 07 de Dezembro! Impreterivelmente!