quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PLÁSTICOS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS


Embora não imagines, os plásticos são materiais muito importantes no sector da construção. De facto, quase 20% de todos os plásticos usados na Europa são destinados a produtos para a indústria da construção. A seguir à embalagem, a indústria da construção é o segundo sector que mais utiliza o plástico (confere em 3LitreHouse)!
Então a que é que se destina todo este plástico? Condutas de plástico para o transporte de água e de esgotos, janelas sintéticas para manter o calor e o fresco no interior e deixar o barulho fora! Revestimentos de plástico para o chão (como podes ter na tua cozinha), espuma feita de plástico utilizada para o isolamento da casa e, naturalmente, para muitas outras aplicações – são até usados nos alicerces da casa e na pintura!
O que torna o plástico um material ideal para a construção é o facto de ser forte, resistente ao tempo e ao calor e ser flexível. São ainda muito leves e requerem pouca manutenção (não enferrujam nem apodrecem). Isto tudo torna-os ideais para a indústria da construção. Existem também mais de 50 espécies de plástico e cada uma tem alguma coisa de diferente para oferecer àquela indústria.
Porque é que o plástico é tão importante? Sem dúvida porque, no mundo actual, a eficiência energética é deveras essencial. Na realidade, excluindo o transporte, o alojamento é o segundo maior consumidor de energia. Os plásticos produzem grandes isoladores e vedantes, contribuindo enormemente para a eficiência energética e para a redução das perigosas emissões de C02.


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Parabéns por um blogue sempre tão completo e cheio de assuntos vitais.
Obrigada pelo comentário e pela visita!
Você fala de Portugal?