quarta-feira, 28 de novembro de 2007

AS AVENTURAS DO HERÓI FUTURENERGIA

Esta actividade tem como objectivo consciencializar sobre temas relacionados com a energia e consolidar o conhecimento de subtemas como as alterações climáticas. Está direccionada para alunos dos 7 aos 14 anos de idade, da União Europeia, países Candidatos e da EFTA (European Free Trade Association - Associação Europeia de Livre Comércio), motivando os alunos a criar uma participação com base num conjunto de cinco cenários:
  • Super herói constrói uma nova casa;
  • Super herói vai de férias;
  • Super herói e as viaturas com eficiência energética;
  • Super herói contra Comilão de Energia;
  • Super herói na tua escola.

Equipas de três alunos seleccionam um dos cenários descritos como ambiente para a produção de uma história e/ou uma tira de banda desenhada composta no máximo por dez vinhetas (um conjunto de dez desenhos).
A actividade-concurso implica uma metodologia transversal ao currículo. Como envolve diferentes disciplinas (ciências, línguas, artes e informática, aconselhamos os professores a trabalhar em equipas, ajudando e dando apoio aos alunos participantes para obterem informação, adquirirem conhecimentos sólidos e desenvolverem as competências necessárias.
As equipas participantes escolhem um dos cinco cenários. Cada cenário apresenta a cena de um episódio para a tira de banda desenhada ou para a história. Os cinco cenários são acompanhados de informação relevante, para ajudar os alunos quer no estudo do tema quer no desenvolvimento da tarefa, de uma forma significativa. A partir do cenário escolhido os participantes devem desenvolver a história, em texto ou em banda desenhada.
A participação das equipas no concurso pode fazer-se de duas formas: enviar um texto (guião) para o sítio web (em língua materna) e/ou enviar um conjunto de desenhos ilustrando a história (vinhetas de banda desenhada). Devem estar todas juntas, formando uma única imagem, que deve ser enviada como ficheiro JPG ou GIF. As participações ao concurso devem ser na língua materna dos alunos, uma das vinte e três línguas oficiais da UE ou dos países candidatos: Croácia, Macedónia ou Turquia.
A melhor participação deste concurso bem como a do Perfil do Herói FuturEnergia transformar-se-ão num livro de banda desenhada, impresso e distribuído, com os nomes dos alunos das equipas vencedoras. A participação vencedora do Perfil do Herói FuturEnergia vai ser o troféu, que corresponde ao desenho vencedor. O troféu será oferecido às equipas vencedoras, assim como o desenho do boneco vencedor.

Mais informações em FuturEnergia.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.