domingo, 23 de dezembro de 2007

AFINAL NEM TUDO O QUE (NÃO) LUZ É OURO!

Luís Humberto Teixeira, administrador do site Mudar o Mundo deixou aqui ontem um comentário ao post «Ainda no "velho" Google?!» que teve a virtude de, no mínimo, deixar-me a matutar relativamente ao assunto.
Não é que afinal o tão propalado Google-Zero, amplamente publicitado em diversos (e importantes) órgãos de comunicação social nacional, poderá afinal apresentar efeitos "colaterais" relativamente ao Ambiente?!
Com a devida autorização publico a “argumentação” deixada por Luís Humberto Teixeira no seu site:
«É preciso dar os parabéns aos responsáveis pelo Google-Zero. A campanha de marketing viral foi bem feita, pois recebi vários e-mails a aconselhar-me a mudança para este motor de busca português, clone do Google, preto e com pretensões ecológicas.
Registado a 8 de Dezembro de 2007, uma semana depois o Google-Zero teve direito a um
artigo no Público e voltou a ser referido a 20 de Dezembro no Diário Digital, órgão que destacava as 60 mil visitas obtidas pelo motor de pesquisa na primeira semana, o que supostamente equivalia a uma poupança de 120.000 watts-hora.
Ora, como é que os responsáveis pelo Google-Zero chegam a este valor?
No site surgem números impressionantes sobre
o cálculo de redução de emissões de CO2, mas não há uma explicação concreta que ajude a perceber como se chega a tais valores.
A desconfiança adensa-se quando se lê a notícia do Público e se percebe que esta questão não é propriamente nova e até já mereceu a atenção do jornalista de tecnologia australiano Darren Yates, que a propósito do
Blackle (um parente do Google-Zero já referido no Mudar o Mundo) fez testes a 27 monitores diferentes e concluiu que só existe uma efectiva poupança energética nos CRT.
Os
testes efectuados por Darren Yates indicam ainda que utilizar um motor de busca com fundo escuro não faz grande diferença para quem usa monitores LCD – aliás, em muitos casos chega a ser contraproducente, pois os consumos são ligeiramente mais elevados com fundos negros!
Como tal, ele sugere a
quem estiver mesmo interessado em poupar energia que: desligue o PC quando não o vai usar, baixe o brilho do ecrã, desligue o modem ADSL durante a noite, desligue tudo na tomada e utilize as opções de gestão de energia do computador (...)»

Luís Humberto Teixeira in Mudar o Mundo

Sem comentários: