quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O NOSSO ECO-ESCOLAS NA EDUCARE

Há já 10 anos que o Programa Eco-Escolas encoraja e distingue as escolas com comportamentos sustentáveis no seu quotidiano. Este ano foram galardoadas 455 escolas.
Pode ser implementado em qualquer grau de ensino mas destina-se, preferencialmente, às escolas do Ensino Básico. O Programa Eco-Escolas, sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental, pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Água, resíduos, energia, biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes são os temas abordados. O objectivo é estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
(...) Outra das escolas galardoadas foi a Escola Professor Francisco M. S. Barreto, da Madeira. Com apenas três anos de existência, esta foi a primeira vez que se candidatou e foi com "enorme satisfação" e "orgulho" que recebeu a bandeira verde. Para Renato Azevedo, professor coordenador do Programa Eco-Escolas do estabelecimento, o galardão é o reconhecimento do trabalho realizado por toda a comunidade escolar na vertente da educação e sensibilização ambiental ao longo do último ano lectivo. Mas ainda existe muito por fazer. "Quem anda nestas batalhas ecológicas sabe que nunca obterá vitórias, apenas pequenas conquistas. A bandeira constitui assim uma espécie de lembrete das responsabilidades acrescidas que agora nos incumbem", sublinha. No último ano lectivo foram quase meia centena as iniciativas promovidas pela escola no âmbito do programa Eco-Escolas. A participação no concurso Latitude 60, promovido pelo Centro de Ciência Viva, com o filme Ouro Sub Azul, deu-lhes o primeiro lugar a nível nacional na categoria audiovisual, entre várias centenas de escolas candidatas. Outro dos projectos implementados foi a construção de um Centro de Tratamento de Resíduos Orgânicos, constituído por dois tanques de minhocultura e um depósito de compostagem, que permite apresentar actualmente uma taxa de redução de lixo orgânico, designadamente papel e restos de comida, na ordem dos 40%. A instalação de miniecopontos em todas as salas de aula e espaços interiores, campanhas de sensibilização para a poupança de água e energia, a organização do dia Hoje (h) à Boleia, no âmbito da mobilidade sustentável, ou a organização do concurso Pilha de pilhas, que entre a comunidade escolar lhes permitiu recolher 94,52 kg destes resíduos, foram outros dos projectos desenvolvidos. E porque nunca é de mais espalhar a mensagem, têm também um blogue (ecobarreto.blogspot.com) onde divulgam as actividades realizadas. Para este ano as actividades vão continuar e um dos projectos é uma novidade: a construção e instalação de dez aquecedores solares utilizando embalagens descartáveis (...)
Joana Silva Santos, in Educare

1 comentário:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Que trabalho bonito que vocês estao fazendo. Parabéns!!!
Responsabilidade grande receber essa bandeira verde.

Grande abraco