quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

PALESTRA SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS SERVE DE MOTE À APRESENTAÇÃO DE PROJECTO

Realizou-se ontem na nossa escola uma acção de sensibilização subordinada ao tema Energias Renováveis. A palestra, ministrada pelos Engenheiros Filipe Oliveira e Gorete Soares da AREAM (Agência Regional de Energia e Ambiente da RAM), teve por principal objectivo sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade urgente da adopção de alternativas energéticas aos combustíveis fósseis e da utilização racional de energia.
Com uma plateia composta por cerca de meia centena de participantes, entre os quais, em representação da Câmara Municipal da Calheta, o Vereador da Educação e a Técnica do Ambiente da autarquia, alunos e docentes, esta iniciativa serviu igualmente de mote à apresentação do projecto com que a Francisco Barreto apresentar-se-á ao Concurso Rock in Rio Escola Solar.
Assim, foi ontem anunciado que o projecto a concurso consiste na construção e instalação de aquecedores solares utilizando embalagens descartáveis, designadamente embalagens PET, caixas tetra pak, sacos plásticos, etc. Um projecto simples e com custos reduzidos, que permitirá economizar energia – com os benefícios económicos e ambientais daí decorrentes – possibilitando ainda uma “reciclagem” directa daqueles resíduos, sem qualquer processo industrial intermédio. Os responsáveis pelo projecto pretendem, de igual forma, que a implementação do mesmo sirva de instrumento de consciencialização da comunidade para o facto de que todas essas embalagens podem ter aplicação útil pós-consumo e de que, afinal, nem todos os resíduos produzidos no nosso dia-a-dia devem ter por destino final o lixo.
Foi então apresentado o protótipo já fabricado por um grupo de professores e alunos – montado provisoriamente no jardim da escola – e algumas das conclusões obtidas dos testes entretanto realizados, designadamente no que concerne à eficiência energética do mesmo. Em Janeiro deverão ser confeccionados mais dez exemplares, destinados à instalação em algumas habitações da freguesia e um outro num dos quatro Centros Sociais do Concelho.
Por se reconhecer tratar-se de um projecto ambicioso a sua implementação depende do envolvimento de toda a comunidade escolar realçando-se desde logo o grande interesse e disponibilidade evidenciados por (quase) todos os docentes e alunos na concretização do projecto.

1 comentário:

Luma Rosa disse...

Barreto, é uma iniciativa que mobilizará todos da comunidade mas que também todos serão beneficiados. Parabéns!!