
Actuando em sistema de rotatividade de turnos, um reforçado contingente de alunos – dezasseis – assegurou a “mega-operação stop” montada desde as 08h00 até às 18h00, devidamente supervisionados por agentes da Polícia de Segurança Pública e um professor.
A partilha de boleias, prática também conhecida por carpooling, foi a solução de mobilidade adoptada nesta data pela grande maioria dos docentes e funcionários deste estabelecimento, sendo poucos os que se aventuraram a estacionar o veículo no parque da escola sem quaisquer passageiros extra. Os que o fizeram tiveram o cuidado de se jutificar aos Eco-agentes de serviço – salvo raríssimas excepções. Da “multa” é que não se livraram!
Fundamental na concretização desta iniciativa foi a colaboração do Comando da PSP da Calheta, materializada no pedagógico desempenho dos agentes Paulo Fernandes, Samuel Carvalho e Miguel Alves, inexcedíveis nas indicações e ensinamentos aos “colegas” mais novos. Aproveitando a onda de agradecimentos, agradecer ainda a (quase) todos os professores e funcionários que com o civismo e educação evidenciados contribuíram decisivamente para o sucesso desta actividade, dignificando mais uma vez a nossa escola. Por fim, agradecer ainda e principalmente aos Eco-agentes “de serviço” (os alunos) em especial aos do primeiro turno. Alguns houve que às 07h15 já se encontravam na escola, denotando um sentido de responsabilidade e senso de dever muitas vezes ausente em outros agentes da comunidade educativa com responsabilidades maiores.
De lamentar apenas a postura menos correcta evidenciada por certos automobilistas, felizmente poucos, alguns inclusive reincidentes em comportamento incorrecto (buzinar, questionar a autoridade dos alunos, etc.) neste tipo de iniciativas - e ainda só vamos na 2.ª edição! - “esquecendo-se” de que não apenas aos alunos incumbem obrigações. A estes
