quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

SEMINÁRIO NACIONAL ECO-ESCOLAS MUITO PARTICIPADO

Decorreu esta semana no município da Maia, durante os dias 13, 14 e 15; o Seminário Nacional Eco-Escolas 2007/08.
Este encontro anual, destinado a professores, técnicos de municípios, ou outros profissionais ligados à Educação Ambiental, distinguiu-se dos anteriores pelo particular enfoque no tema do ano do programa Eco-Escolas, alterações climáticas.
O evento abriu no domingo com um périplo pelo município, que constou de um percurso urbano e visita à Quinta da Gruta, uma quinta pedagógica em versão maior e mais requintada da Quinta Pedagógica dos Prazeres mas que, em termos de biodiversidade, é importante dizê-lo (naturalmente sem querer ferir susceptibilidades), não chega nem “aos calcanhares” da nossa – mais uma vez os nossos parabéns à Paróquia dos Prazeres e dinamizadores daquele espaço, que com tão pouco conseguem fazer tanto.
Seis painéis de comunicações, oito ateliers – Energia Solar, Plantas Aromáticas, Ribeiras de Gaia, Compostagem, Biodiversidade, Educação Ambiental, Instrumentos Musicais e Práticas de Educação Ambiental – e quatro fóruns de discussão cujo objectivo consistia em que os diferentes grupos de trabalho delineassem um plano de acção face aos temas que lhes haviam sido atribuídos, completaram o programa do encontro anual Eco-Escolas 2007/2008.
Durante o Seminário foram também apresentadas algumas novidades relativamente ao programa Eco-escolas deste ano, nomeadamente no que concerne ao concurso Escola da Energia, bem como a divulgação de algumas das actividades previstas para o ano lectivo em curso.
Esta edição contou com uma participação recorde relativamente a organizações anteriores. A “delegação” madeirense, entre professores, técnicos de municípios e autarcas, rondou as três dezenas de representantes, tendo para tal muito contribuído a comitiva câmara-lobense, com vinte elementos. Porto Moniz, São Vicente, Funchal e Calheta foram os outros concelhos da Região que se fizeram representar. A Escola Professor Francisco Barreto marcou presença pela segunda vez neste seminário nacional, novamente na pessoa do professor Renato Azevedo, docente coordenador do programa Eco-Escolas da nossa escola. Uma referência para a presença do nosso bem conhecido colega, José Carlos Moura, agora coordenador do programa Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária Professora D. Lucinda Andrade, em São Vicente.
Tendo por termo comparativo o I Encontro Regional Eco-Escolas da RAM que decorreu no Porto Moniz, de registar o facto de se verificar a participação de muitas “caras novas” neste seminário nacional, um facto curioso, sem dúvida.

3 comentários:

Quinta Cabeça do Mato disse...

OLA , ficamos muito felizes por ter conhecimento do vosso projecto. Nos tambem tem um projecto de construçao de baixo impacto, nosso blog www.quintacabecadomato.blogspot.com Ireimos fazer um Encontro Verde em Março. www.encontrovede.wordpress.com e gostariamos do vos convidar para participar. e bom conheçer pessoas com a mesmo visao que nos... abrços ecologicas

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Parabéns pela iniciativa.
Que bom que um número significativo de pessoas estavam presentes fazendo parte dessa conscientizacao.

Belo trabalho, parabéns!

Bom fim de semana

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e