domingo, 27 de janeiro de 2008

II HOJE (H) À BOLEIA COM MENOS “MULTAS”

Globalmente melhor do que na edição do ano passado. Foi desta forma que os responsáveis pela organização da actividade Hoje (h) à Boleia, iniciativa promovida pelo grupo disciplinar de Ciências com a colaboração dos alunos do Clube Eco, fizeram o rescaldo da “operação” mobilidade sustentável que decorreu esta sexta-feira no parque de estacionamento e troços viários anexos à Escola Professor Francisco M.S. Barreto.
Actuando em sistema de rotatividade de turnos, um reforçado contingente de alunos – dezasseis – assegurou a “mega-operação stop” montada desde as 08h00 até às 18h00, devidamente supervisionados por agentes da Polícia de Segurança Pública e um professor.
A partilha de boleias, prática também conhecida por carpooling, foi a solução de mobilidade adoptada nesta data pela grande maioria dos docentes e funcionários deste estabelecimento, sendo poucos os que se aventuraram a estacionar o veículo no parque da escola sem quaisquer passageiros extra. Os que o fizeram tiveram o cuidado de se jutificar aos Eco-agentes de serviço – salvo raríssimas excepções. Da “multa” é que não se livraram!
Fundamental na concretização desta iniciativa foi a colaboração do Comando da PSP da Calheta, materializada no pedagógico desempenho dos agentes Paulo Fernandes, Samuel Carvalho e Miguel Alves, inexcedíveis nas indicações e ensinamentos aos “colegas” mais novos. Aproveitando a onda de agradecimentos, agradecer ainda a (quase) todos os professores e funcionários que com o civismo e educação evidenciados contribuíram decisivamente para o sucesso desta actividade, dignificando mais uma vez a nossa escola. Por fim, agradecer ainda e principalmente aos Eco-agentes “de serviço” (os alunos) em especial aos do primeiro turno. Alguns houve que às 07h15 já se encontravam na escola, denotando um sentido de responsabilidade e senso de dever muitas vezes ausente em outros agentes da comunidade educativa com responsabilidades maiores.
De lamentar apenas a postura menos correcta evidenciada por certos automobilistas, felizmente poucos,
alguns inclusive reincidentes em comportamento incorrecto (buzinar, questionar a autoridade dos alunos, etc.) neste tipo de iniciativas - e ainda só vamos na 2.ª edição! - “esquecendo-se” de que não apenas aos alunos incumbem obrigações. A estes infractores - contabilizáveis por 1/5 dos dedos de uma mão -, fica aqui a "promessa" de que da próxima serão autuados "a sério" a ver se interiorizam o espírito desta actividade. Mas como uma erva não faz a floresta…

3 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Isso que eu chamo de um ótima acao e que bom que os jovens estao enganjado e participando.

boa semana

lety disse...

Olá!Sou a Letícia e tenho 22 anos compraram-me um carrinho,mas ñ posso ficar c ele e tenho k o vender urgentemente,entao venho por este meio pedir k de uma olhadinha pelo meu blog,se por acaso conhecer alguem ou se voçe proprio kiser diga kk coisa.obrigado pela colaboraçao,por favor ñ custa nada

Anónimo disse...

Uma vez mais a escola francisco barreto da Fajã da Ovelha vem promover uma actividade de sensibilização ambiental. Lamentamos realmente tomar conhecimento de que não fallata apena educar ambientalmente os nossos cidadãos mas urge educar os nossos educadores também. Não nos esqueçamos de que como professores temos a obrigação de agir como exmplos - bons exemplos claro - de uma postura perante a vida e o planeta correcta e respeitosa. Sabemos que, tal como em todas as profissões, existem maus e bons profissionais. Os que lutam para obter uma melhor educação e aqueles - poucos felizmente - para quem só as suas actividades contam, as dos colegas são, por isso, desprezadas. Está a faltar no tal número tão pouco significativo,indicado pelo docente que acompanhou os alunos nesta tão nobre iniciativa,"os contabilizáveis 1/5 dos dedos de uma mão", respeito pelos colegas professores e pelos alunos, consciência das suas acções e uma maior abertura aos outros. Esperamos que atitudes como estas de buzinar para os alunos que estavam a desempenhar tão bem o seu papel de polícias não se voltem a repetir!
Parabéns pela inicitiva do dia "Hoje (Hà) Boleia".