quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

(H) À BOLEIA ANTES DO FIM-DE-SEMANA

Sexta-feira aproxima-se a passos largos. A expectativa adensa-se. Não por ser véspera de fim-de-semana ou dia 25 (ainda que também) mas fundamentalmente porque é já nesta sexta que decorrerá na nossa escola a actividade Hoje (h) à Boleia, na sua segunda edição.
Esta iniciativa constitui uma espécie de dia sem carros, cujo objectivo principal é alertar / sensibilizar para a problemática da utilização excessiva dos transportes – actualmente uma das principais fontes de poluição atmosférica – e a adopção de hábitos conducentes a uma mobilidade (mais) sustentável. Assim, o estacionamento no parque anexo à escola estará sexta-feira interdito a quaisquer veículos privados, salvo aqueles que se apresentem com a totalidade da sua lotação preenchida.
Sendo um dos objectivos desta acção encontrar soluções de mobilidade sustentável – pretendemos contribuir para a solução, não para o problema – já está afixado na sala dos professores um mapa de carpooling. Os interessados em ceder / receber boleia terão apenas de proceder à respectiva inscrição e acordar depois entre si locais e horários de paragem, aconselhando-se ainda a troca de contactos para fazer face a qualquer imponderável.
Os Eco-agentes (alunos que durante todo o dia zelarão pelo cumprimento da “lei”) já estão escalados, agrupados em quatro turnos com duração de aproximadamente três horas; os respectivos crachás impressos e plastificados à espera de serem ostentados ao peito dos briosos agentes, os livretes de “multas” aguardam os primeiros registos de ocorrências; enfim, parece estar tudo a postos.
Numa analogia com o automobilismo, pode-se dizer que nestes dias já se fazem sentir na escola o roncar dos motores para “a grande operação”…

Sem comentários: