quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ALUNOS VISITAM MAIOR EXPOSIÇÃO DE INSECTOS VIVOS DO MUNDO

Foi esta quarta-feira que os alunos dos oitavo e nono anos da nossa escola tiveram oportunidade de ver “ao vivo” – literalmente – aquela que é considerada a maior colecção de insectos vivos de todo o mundo. A grande maioria das espécies apresentadas (cerca de uma centena) são efectivamente insectos, mas a exposição inclui também outros exemplares vivos de artrópodes, tais como aranhas, todos animais raros, de cores vivas e de diferentes formas.
Conhecida como “Mundo das Metamorfoses”, esta é considerada a maior colecção privada actual de animais exóticos a nível mundial, contando com os principais mestres na “arte” do mimetismo e camuflagem do mundo animal, como os bichos-folha ou os bichos-pau.
Após terem sido realizadas exposições em vários países Europeus e da América do Sul, esta mostra de insectos vivos percorreu nos últimos meses vários pontos de Portugal Continental tendo chegado à Região no passado dia 28 de Novembro, data a partir da qual esteve patente ao público, até hoje, no antigo edifício da Universidade da Madeira.
Os artrópodes, devidamente acondicionados em caixas de vidro adequadas a cada espécie, tiveram o mérito de conseguir dos visitantes aquilo que os respectivos professores por tanto se esforçam diariamente: capturar a sua atenção, destacando-se neste particular uma espécie de aranha conhecida como “comedora de pássaros", oriunda do interior da floresta Amazónica (na foto em cima) ou os diversos espécimes de bichos-folha. Mas a “estrela da companhia” foi sem dúvida a Blepharopsis mendica, – vá-se lá saber porquê! – espécie originária de Israel e áreas circundantes, aqui em cativante pose para a fotografia.
Ao visitar a exposição os nossos alunos acabaram por contribuir também para uma causa social, já que parte do custo dos ingressos reverte para a
Fundação do Gil – Madeira, fundação que desenvolve a sua actividade em prol do bem-estar, valorização pessoal e integração social de crianças necessitadas.

1 comentário:

Francisco Coelho disse...

Ola Barreto

Obrigado pelos comentarios tão esclarecedores no meu blog,qdo venho aqui sempre acabo aprendendo algo sobre a natureza,parabéns!

Abç