quarta-feira, 11 de março de 2009

COMEMORAÇÕES DO DIA DO CORPO DE POLÍCIA FLORESTAL

Antecipando as celebrações do Dia Mundial da Floresta, que se realiza no próximo dia 21 de Março, os alunos de sétimo ano da nossa escola participaram hoje nas comemorações do Dia do Corpo de Polícia Florestal que decorreram na área de lazer dos Estanquinhos. Esta actividade, promovida pela Direcção Regional de Florestas, constou de um atelier educativo sobre a profissão de Polícia Florestal, de uma visita guiada ao posto florestal local, bem como de uma plantação simbólica na zona dos Estanquinhos onde, de resto, estes (e outros) alunos já haviam realizado uma plantação em Novembro do ano passado.
Com esta iniciativa pretendia-se que os alunos (re) conhecessem a importância dos “soldados da floresta” na protecção e preservação florestal, inteirando-se, de forma mais directa, com a actividade quotidiana daqueles agentes. Deste modo, alunos (e professores) ficaram a saber, entre outras coisas, que o corpo de Polícia Florestal da RAM é já quase centenário – comemoraram no passado Domingo noventa e cinco anos de existência –, bem como algumas das tarefas que incumbem a estes agentes e que, contrariamente ao que se possa pensar, são muito mais vastas e abrangentes do que a “mera” vigilância florestal. Com efeito, são funções dos guardas florestais, entre outras, a fiscalização do cumprimento da legislação florestal de caça e pesca, acções de educação e sensibilização das populações na área florestal ou a prevenção e detecção de incêndios florestais, bem como a colaboração no seu combate, constituindo-se assim como os “fiéis depositários” desse património mundial que é a floresta madeirense.
De referir que, pese embora a data oficial das comemorações do Corpo de Polícia Florestal ser o dia 08 de Março, as actividades dirigidas às escolas realizaram-se apenas hoje dada a circunstância de este ano aquela data ter coincidido com um Domingo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém saberá informar acerca dos elementos que compõem o emblema da guarda florestal, sei que são o símbolo nacional, jukgo folhas de carvalho e tenho ouvido , que encoberto um regador outros uma corneta, é essa a dúvida. Obrigados