domingo, 22 de março de 2009

COMEMORA-SE HOJE...

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de Março de 1992.
Mas porquê tanta preocupação com a água se, como todos sabemos, dois terços da superfície do nosso planeta são constituídos por este líquido? A razão é que, do total da água existente no nosso planeta, apenas cerca de 0,008 % é potável. Pior é que grande parte dos reservatórios de água potável (rios, lagos, aquíferos e represas) são alvo da constante acção depredativa do Homem. Esta situação é preocupante pois, num futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população do planeta. Foi antevendo esta crise mundial que a ONU instituiu há dezassete anos o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, consciencialização e elaboração de medidas práticas para resolver este problema.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, é fundamental adoptarmos atitudes que colaborem para a utilização sustentável deste bem natural no nosso dia-a-dia. Sugestões não faltam: não deitar lixo nos ribeiros, lagos e nos solos; economizar água nas actividades quotidianas (banho, escovagem de dentes, lavagem de automóveis e louças, etc.) ou reutilizar a água em diversas situações.
É importante não nos esquecermos de que não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas. É um património de todos e, como tal, cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar racionalmente. Alterar a qualidade da água é hipotecar a sobrevivência das gerações futuras.
Especialistas da ONU estimam que, a manter-se o ritmo actual de desperdício e poluição de água potável (ainda) disponível nos diversos reservatórios, em 2025 dois em cada três habitantes do planeta não tenham água para beber. Pense nisto!

Sem comentários: