domingo, 15 de março de 2009

"PILHA-Ó-TINTEIRO" 2008/09 COM METAS BEM DEFINIDAS

À semelhança do que se tem verificado em anos anteriores, o Clube Eco da nossa escola está a implementar um concurso de recolha de pilhas, baterias de telemóvel, tinteiros e toners usados. O objectivo mor desta campanha é a recolha para reciclagem destes resíduos que, como é do conhecimento geral, integram na sua constituição elementos extremamente tóxicos para o meio-ambiente, designadamente metais pesados como o cádmio, o chumbo ou o mercúrio.
Infelizmente, a forma como estes resíduos são descartados pós-utilização não é geralmente a mais correcta, sendo não raras vezes abandonados junto a terrenos ou cursos de água ou, o que acontece na maioria das vezes, depositados conjuntamente com os lixos comuns, geralmente encaminhados para aterros sanitários, correndo-se assim sérios riscos de contaminação de solos, cursos de água e lençóis freáticos. Deste modo, os componentes tóxicos destes resíduos acabam muitas vezes atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e, através da cadeia alimentar, os seres humanos, nos quais originam um fenómeno conhecido por bioacumulação.
Só a título de curiosidade, uma simples exposição a elevadas concentrações de óxido de cádmio pode causar graves irritações pulmonares ou mesmo a morte. Já o chumbo, considerado um dos mais perigosos metais tóxicos, pela quantidade e severidade dos seus efeitos, pode ter efeitos no sangue, medula óssea, sistema nervoso e rins, resultando em anemia, encefalopatia, cólicas abdominais e insuficiência renal; é tóxico para a reprodução e desenvolvimento humanos. O mercúrio, por sua vez, é um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos. À medida que passa para a corrente sanguínea liga-se às proteínas do plasma e glóbulos vermelhos, distribuindo-se pelos tecidos. Concentra-se nos rins, fígado e sangue, medula óssea, parede intestinal, parte superior do aparelho respiratório, mucosa bucal, glândulas salivares, cérebro, ossos e pulmões provocando a sua destruição gradual.
E porque não acreditamos que quem quer que seja permaneça indiferente face à descrição dos efeitos nefastos destes resíduos, temos este ano por objectivo pilhar o máximo destas ameaças do meio-ambiente. O ano passado – ano lectivo 2007/08 – recolhemos exactamente 80,631 kg de pilhas e 184 tinteiros. Este ano, as metas quantificadas são bem mais ambiciosas e “redondas”: 100 kg de pilhas e 200 tinteiros. Convém lembrar que uma única pilha deixada no solo contamina-o durante mais de cinquenta anos. Não vire costas a este problema. Colabore!

Sem comentários: