sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ALUNOS DO 1.º CICLO REPRESENTAM CALHETA NO "FLORESTAR PORTUGAL 2013"


No âmbito da iniciativa Florestar Portugal 2013, atividade de âmbito nacional promovida pela AMO Portugal (Associação Mãos à Obra Portugal) evocativa do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), cerca de vinte alunos do 1.º Ciclo da nossa escola participaram na manhã de hoje numa ação de arborização que decorreu no Paúl da Serra.
A zona de lazer dos Estanquinhos foi o local escolhido para a concretização desta ação, que consistiu da plantação de cinquenta e duas árvores de espécies autóctones da Região (faia das ilhas, urze, uveira da serra e loureiro), resultado de uma parceria tripartida entre a entidade organizadora – Câmara Municipal da Calheta –  Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza (DRFCN) e a nossa escola.
DRFCN que deu desta forma “o pontapé de saída” na evocação do Dia da Floresta Autóctone já que, para além desta atividade, aquela direção regional tem preparado um programa destinado às escolas, a decorrer na semana de 25 a 29 de novembro, a propósito do Dia da Floresta Autóctone. Assim, tendo por público-alvo toda a comunidade escolar das instituições escolares que demonstrarem interesse nesse sentido, a DRFCN está a promover a palestra "A Floresta do meu Concelho", atividade que prolongar-se-á até ao dia 11 de dezembro, por forma a assinalar o Dia Internacional das Montanhas.
De referir que à iniciativa Florestar Portugal 2013, aderiram apenas três municípios da Região: Calheta e Porto Santo, cuja coordenação concelhia é da responsabilidade das respetivas câmaras municipais e Machico, concelho em que a organização e coordenação da iniciativa encontra-se a cargo dos Escoteiros do Porto da Cruz. Uma adesão muito aquém do esperado, ainda para mais se atentarmos no facto de que a Madeira é detentora da quase totalidade da área de implantação da floresta Laurissilva, reconhecida pela UNESCO património natural da humanidade.
Consulte as notícias publicadas no Diário de Notícias da Madeira e Diário Cidade sobre esta iniciativa, clicando nos respetivos links.     
 

Sem comentários: