quinta-feira, 14 de novembro de 2013

OLIMPÍADAS PORTUGUESAS DE BIOLOGIA (OPB)

http://ordembiologos.pt/olimpiadasportuguesasbiologia/index_j.html
Na impossibilidade de participarmos este ano letivo nas Olimpíadas do Ambiente – a XVIII organização foi cancelada pelo facto de a comissão organizadora do evento não ter conseguido assegurar o financiamento necessário para o desenvolvimento desta edição – um projeto cujo formato de organização enquadrava-se mais na tipologia da nossa escola, já que, na categoria júnior daquela prova poderiam participar alunos do 7.º ao 9.º ano de escolaridade, iremos fazer este ano a nossa estreia nas Olimpíadas Portuguesas da Biologia.
Não obstante as Olimpíadas Portuguesas da Biologia apresentarem, comparativamente às Olimpíadas do Ambiente, a “desvantagem” de possibilitarem a participação, no caso da nossa escola, apenas aos alunos do 9.º ano de escolaridade, apresentam “em seu favor” o facto de serem mais abrangentes nos temas abordados, não se limitando apenas à temática da Ecologia. Deste modo, a nossa escola já está inscrita na categoria júnior (alunos de 9.º ano) da edição 2013/2014 das Olimpíadas Portuguesas da Biologia.
Lembramos que a participação portuguesa nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia  (OIAB) 2013 foi a melhor de sempre, tendo Portugal conquistado duas medalhas de prata, uma medalha de bronze e um Diploma de Mérito neste certame internacional.
No ano letivo transato a participação nas Olimpíadas Portuguesas da Biologia (categorias júnior e sénior) registou uma participação superior a 15 000 alunos! Atendendo a que este constitui o nosso ano de estreia no projeto, temos como meta para a participação nesta edição o apuramento de pelo menos um aluno para a final nacional!
Mais informações (regulamento, testes de edições anteriores, etc.) aqui.


 

Sem comentários: