sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CAMPANHA DE RECOLHA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS

Inserida no projecto Escola Electrão, a nossa escola está a levar a efeito uma campanha de recolha de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE), aberta a toda a comunidade local.
Apesar de ainda não termos recebido o nosso ponto electrão (recipiente de recolha) decidimos avançar já com a campanha visto que, infelizmente, já várias vezes constatámos diversos “monstros” (electrodomésticos ou mobiliário de grandes dimensões) abandonados nas vertentes de ribeiros e escarpas, com o decorrente impacte negativo nas nossas paisagens. E porque sabemos que os autores destas proezas por vezes até nem fazem de propósito, simplesmente ignorando o que fazer com a sua televisão velha ou o rádio estragado, preferimos agir a condenar. Por esse facto, e em virtude de estarmos inseridos num meio eminentemente rural, com a agravante de uma grande fatia da população pertencer a uma faixa etária superior, nós, escola, resolvemos ajudar contribuindo não só na recolha mas também na informação de quais os procedimentos a adoptar nestas situações.
Cumpre-nos primeiramente, e porque sabemos subsistirem algumas dúvidas relativamente a este conceito, esclarecer o que são afinal EEE. Assim, pode-se entender por EEE equipamentos cujo funcionamento depende de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos, ou seja, electrodomésticos, equipamentos de tecnologias da informação e de telecomunicações (computadores, pen drives, disquetes, CDs, telefones, etc.), equipamentos de iluminação (candeeiros, gambiarras, etc.), ferramentas eléctricas e electrónicas, brinquedos com componentes eléctricas, sistemas de equipamentos, instrumentos de monitorização e controlo (balanças, medidores de tensão arterial, etc.), etc.
Então já sabe, se tem em casa algum EEE inutilizado do qual se quer desfazer (aquela televisão a preto e branco que só dá “arroz”, aquele relógio-despertador que anda sempre quinze minutos atrasado, o radiozinho que já nem dá para ouvir “a bola”, etc.), basta dirigir-se à nossa escola e entregá-lo à funcionária de serviço no PBX ou, em alternativa, ligar para o nosso número de telefone para que os nossos alunos possam ir à sua casa recolhê-lo – naturalmente acompanhados de um professor.
Já agora, se tiver tampinhas de plástico, pilhas, toners, tinteiros ou tecidos em ganga, traga-os também porque nós aqui recolhemos (quase) tudo.

Sem comentários: