quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

«NÃO DÊS TAMPA. DÁ TAMPINHAS» (QUASE) DUPLICOU RECOLHAS EM JANEIRO!

Fantástico! Sinceramente não nos ocorre forma melhor para adjectivar a adesão da comunidade da nossa escola à campanha de recolha de tampinhas de plástico encetada pelo Clube Eco este ano lectivo. Prova disso é o facto de neste mês de Janeiro, muito em parte por se seguir a uma quadra dominada pelo consumismo, o índice de recolhas (quase) ter duplicado relativamente ao acumulado do primeiro período. Dezanove tampões destes resíduos foram-nos entregues no corrente mês o que, aditado ao saldo anterior, perfaz já quarenta recipientes de 5 litros “cheiinhos a deitar por fora” num total de cerca de duzentos litros de tampinhas de plástico. Alunos, funcionários e professores, todos, cada um à sua maneira e dentro das respectivas possibilidades, têm contribuído de forma entusiástica para o sucesso desta campanha. A todos, em nome do (s) beneficiário (s) desta campanha os nossos sinceros agradecimentos. Recorde-se que o produto da recolha será posteriormente entregue à Associação Tampa Amiga para reciclagem, revertendo o mesmo em material ortopédico (cadeiras de rodas e outro) para uma instituição a indicar, ajudando desta forma quem mais precisa.
Atingido este patamar é importante agora não refrear. A meta – porque, como em tudo na vida, é sempre bom definir objectivos – é agora os cem tampões. Estamos porém cientes de que tal só será possível com a continuação da imprescindível colaboração de todos: vamos guardar as tampinhas lá de casa (de qualquer cor, forma ou tamanho) e colocá-las num dos diversos tampões disponíveis na nossa escola. Mais, vamos pedir ao vizinho e à vizinha para não deitar este importante recurso no lixo e, se possível, entregarem-no na nossa escola.
Nunca é demais lembrar o lema desta campanha: Não dês tampa ao Ambiente e à solidariedade. Dá tampinhas!

1 comentário:

Unknown disse...

Caríssimos educadores, alunos e colaborados da Escola Prof. Francisco Barreto, Boa noite!

Chamo-me Angélica Cavalcanti Hatherly. Sou pedagoga e como tal Diretora Pedagógica de uma Escola de Educação Infantil localizada na cidade de Niterói (Rio de Janeiro/Brasil). Estamos verificando a possibilidade de certificação de nossa instituição de ensino como Eco-Escola, já que o trabalho de reaproveitamento de materiais e educação ambiental já é uma presente no cotidiano pedagógico de nossos pequeninos.
Simplesmente "AMEI" o filme idealizado, produzido e encenado por alunos e professores no final de 2007 e esta tarefa de coleta de tampinhas de plástico... Parabéns!
Realizamos permanentemente uma atividade similar, contudo, divulgamos uma "listagem" de materiais que podem ser reaproveitados e reciclados, (entregue aos responsáveis de nossos alunos) que diariamente em suas residências e com seus vizinhos colaboradores separam, limpam e entregam na escola materiais de plástico, vidro, laminado, isopor e papel. Realizamos dezenas de atividades artesanais com nossos pequeninos utilizando e reaproveitando muito do que nos é enviado; o restante é entregue a uma unidade de coleta seletiva próxima a nossa escola. Adorei o efeito das tampinhas nas garrafas grandes... Parabéns! Gostaria de mater contato com vocês (educadores e jovens alunos) já que estamos todos juntos em prol de uma meta em comum: mantermos a salvo o nosso querido planeta. Um grande abraço caloroso (pois vocês não imaginam como anda quente por aqui...), afetuoso e brasileiro.
Fico no aguardo do retorno a minha mensagem.

Atenciosamente,

Angélica Cavalcanti Hatherly, Pedagoga, 33 anos, uma Eco-Amiga-Educadora.

Creche Escola Estação Plim-Plim
Av. Raul de Oliveira Rodrigues - 800
Piratininga - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.350-630
Tel/fax: (21) 2619-5617
e-mail:

estacao_plimplim@yahoo.com.br

MSN: angelicachatherly@hotmail.com